Recepção dos Calouros 2024.1: integração, diversão e descobertas

Segundo dia mostrou aos novos alunos o leque de possibilidades que a UPM oferece

06.02.202418h28 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Recepção dos Calouros 2024.1: integração, diversão e descobertas

O segundo dia da Recepção dos Calouros 2024.1, em 06 de fevereiro, aqui, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), envolveu os estudantes em diversas atividades que visam não apenas apresentar a estrutura da Universidade, mas também proporcionar momentos de interação e descontração. O evento teve início na segunda-feira, 05 de fevereiro, e promete uma programação de arrepiar até o dia 08, quando ocorre o Day Camp.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, compartilhou a alegria de receber os novos alunos e destacou a preocupação em transmitir esperança e segurança, além de proporcionar uma recepção divertida e que pense no interesse do estudante. “Nós estamos recebendo jovens que chegam com ansiedade e com temores, e nós temos a oportunidade de conversar e apaziguar tais sentimentos. Eles começam a fazer amizades entre si, o que é muito importante para essa sociabilização. Fizemos uma programação muito focada no interesse do aluno”, apontou ele. 

A pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein, à frente da área que organiza o evento, mencionou ser uma oportunidade para os novos estudantes conhecerem a Universidade de forma ampla: desde aspectos acadêmicos até questões esportivas e sociais. “Está sendo uma experiência incrível. Percebemos isso pela energia dos alunos. Eles passam em vários setores, entendendo a área de pesquisa, da capelania, de esporte. Fizemos também a gincana para que eles conheçam a universidade, isso ajuda a diminuir a ansiedade de chegar a um lugar novo”, destacou.

Entre as atividades, destacou-se a oportunidade de conhecer projetos de iniciação científica, conforme explicado por Rosemeire Zupo, da Coordenadoria de Fomento à Pesquisa (CFP), liderada pelo professor Leandro Augusto. “Falamos sobre projetos de iniciação científica para incentivá-los a participar. A partir do primeiro semestre, eles já podem fazer um projeto, então nós mostramos para eles a estrutura de um projeto de iniciação científica para os alunos já terem esse contato com a pesquisa”, pontuou.  

O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) também fez parte da programação. Os calouros foram separados em grupos de 30 pessoas para conhecer as exposições disponíveis no acervo. "Elaboramos dois jogos com eles, o Caça-Palavras e o Jogo da Memória. E cada atividade serviu para ensiná-los sobre a história do Mackenzie”, explicou a jovem-aprendiz do CHCM, Juliana de Oliveira. 

Além disso, a parte esportiva também teve destaque, como mencionado por Sianna Baron, estudante de Direito e representante da Liga Esportiva. A atividade proporcionou uma dinâmica de integração através do basquete, conhecida como "mata-mata". "A aderência foi muito legal. Todo mundo gostou, saiu rindo, mesmo a galera que não sabia jogar. Muita gente foi para quer fazer parte do time de basquete depois de participar dessa gincana”, mencionou. 

Enrico Imbroisi, calouro do curso de Arquitetura e Urbanismo, expressou sua satisfação com a receptividade e as interações proporcionadas durante a Recepção dos Calouros. “Estou achando muito receptivo e interativo. Espero ser muito feliz aqui, aprender bastante, jogar muitos esportes e socializar”, ressaltou. 

No geral, o segundo dia da Recepção dos Calouros 2024.1 no Mackenzie foi marcado por atividades que visaram integrar os novos estudantes à vida universitária, proporcionando momentos de aprendizado, interação e diversão, e contribuindo para uma experiência enriquecedora e acolhedora para todos os envolvidos. O evento continua ainda nos dias 07 e 08 de fevereiro, não perca.

Serviço   
Recepção aos Calouros 2024.1   
Data
: 07 de fevereiro   
Horários: 08h30, 14h30 e 18h30   
Mais informações: clique aqui