Na foto, um homem na cadeira de rodas conversa com mais dois homens e uma menina. Eles estão mexendo em tablets. No lado superior direito, está o logo do Programa Mackenzie de Inclusão, que tem como imagem uma cadeira de rodas com um M de Mackenzie no meio.
Eventos

Programa Mackenzie de Inclusão participa de evento do Ministério Público do Trabalho

“Reconecta” realiza debates com objetivo de garantir a inclusão das pessoas com deficiência

30.11.202018h26 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Programa Mackenzie de Inclusão participa de evento do Ministério Público do Trabalho

O Programa Mackenzie de Inclusão (PMI), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), participará do evento virtual Reconecta - Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade, realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem como tema a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência. 

Lançado em 2018 pelo MPT no Espírito Santo em uma iniciativa estadual, o programa terá sua primeira edição nacional e virtual entre os dias 03 e 05 de dezembro, com transmissão gratuita no YouTube do MPT. A participação do Programa Mackenzie de Inclusão será dia 05, às 16h, no painel: Boas Práticas Empresariais, com a apresentação de cases de inclusão bem sucedidos. 

A programação contará, ainda, com a presença de empresas, procuradores e servidores do MPT, representantes de órgãos locais e entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, em workshops, atividades e debates sobre saúde, emprego, moradia, educação,inovações em tecnologia assistiva e pesquisas científicas relacionados às pessoas com deficiência. Segundo informações divulgadas no site do Ministério, o Reconecta tem o objetivo ampliar e fortalecer o processo dessas pessoas, em diferentes segmentos da sociedade.

Trajetória de inclusão

Desde sua fundação, o Mackenzie entende sua responsabilidade social, não discriminando gênero ou classe social. Com base nesses princípios, como explica Cristiane Lico Pieroni, responsável técnica pelo PMI da Coordenação de Gestão por Competências (CGCOM), o Programa de Inclusão foi estruturado com ações que fortalecem e valorizam a história da instituição, com objetivos de promover a igualdade de oportunidades, respeitar as diferenças, desenvolver colaboradores, estimular a autonomia, melhorar o clima organizacional, valorizar a qualidade de vida no trabalho e ampliar a participação social. 

Sobre as dificuldades a serem enfrentadas para garantir uma sociedade mais igualitária, Cristiane pontua a importância das políticas afirmativas, como a Lei nº 8.213, conhecida como Lei de Cotas, criada em 1991 com o intuito de assegurar o direito ao trabalho às pessoas com deficiência. Se a empresa tem 100 ou mais funcionários, deve contratar um percentual de 2% a 5% de pessoas reabilitadas ou com deficiência. 

“Ainda existem muitas barreiras para serem superadas. Considero a atitude das pessoas como um dos principais empecilhos”, destaca ela.

Segundo Cristiane, vivemos em uma sociedade que faz julgamentos das pessoas de acordo com suas características, em todos os ambientes, seja organizacional, familiar e/ou social.

“Nossa responsabilidade, enquanto instituição de ensino, é contribuir com ações que possam romper paradigmas e introduzir novas formas de pensar as pessoas com deficiência em todos os espaços”, completa Cristiane. 

Para que o processo de inclusão aconteça nas empresas, os profissionais precisam refletir individualmente, ter mais empatia, consciência sobre o tema e buscar conhecer mais sobre as deficiências.

“A convivência contribui significativamente no dia a dia para aumentarmos a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho”, explica Tiara Rabaglio Peres, coordenadora da CGCOM.

Ainda segundo ela, o Mackenzie tem como foco a pessoa, com “suas potencialidades e competências. Proporcionar autonomia, para que sejam capazes de produzir é muito importante”, finaliza. 

Programação 

No primeiro dia, o Reconecta acontece das 10h às 21h, entre as atividades do dia, os participantes poderão saber mais sobre desenho universal, acessibilidade e adaptação razoável e o direito à Saúde, Habilitação e Reabilitação, incluída a Profissional.

Já no dia 04, das 10h às 21h, o evento realizará salas de diálogos sobre moradia para pessoa com deficiência, reconhecimento da capacidade civil e avaliação biopsicossocial. No último dia, das 10h às 18h, entre as mesas de diálogos estão: “Mulheres e Meninas com Deficiência” e “Controle Social e Políticas Públicas”. 

Serviço
Reconecta - Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade
Data: de 03 a 05 de dezembro
Horário: dia 03 - das 10h às 21h
dia 04 - das 10h às 21h
dia 05 - das 10h às 18h
Transmissão: acompanhe aqui
Participação do Mackenzie: dia 05, às 16h