Eventos

Professores do CCT lançam livro sobre Metodologias Ativas de Ensino

Publicação é resultado de pesquisa desenvolvida por professores mackenzistas e o lançamento será totalmente on-line

24.08.202017h54 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professores do CCT lançam livro sobre Metodologias Ativas de Ensino

Professores do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, lançarão, no dia 26 de agosto, às 18h, o livro Utilização de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem: Avaliação das Habilidades Cognitivas e Socioemocionais no Ensino Superior, como o resultado de uma pesquisa que mostra como diferentes métodos de ensino ajudam a desenvolver habilidades e motivar estudantes. O evento será on-line, transmitido via Zoom.

O livro é uma releitura do relatório final do projeto realizado pelo CCT, com apoio do MackPesquisa, que propôs o estudo de metodologias de ensino-aprendizagem ativas e colaborativas, além da implantação de um projeto piloto em componentes curriculares da matriz dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Para o estudo, foram usadas algumas metodologias e técnicas específicas, como Flipped Learning (Sala de Aula Invertida), a Just-In-Time Teaching (Ensino sob Medida), PeerInstruction (Instrução pelos Colegas), Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos) e o Design Thinking.

“As metodologias foram adequadas às características do plano de ensino de cada componente curricular selecionado e a implantação do projeto piloto ocorreu de forma gradativa, selecionando alguns tópicos do plano de ensino do componente para serem trabalhados ao longo do semestre letivo”, explica a coordenadora da pesquisa e do livro que será lançado, professora Suelene Piva. 

Ainda de acordo com a docente, o livro vai preencher uma lacuna na literatura sobre a área de desenvolvimento e avaliação das habilidades socioemocionais no ensino superior, como a concentração dos alunos, sentimento de pertencimento à Universidade, resiliência, trabalho em equipe, estresse, entre outros.

“Os resultados mostraram que a alteração da dinâmica da aula pode gerar melhores ganhos de aprendizado para os alunos. Estes se mostraram motivados e engajados na realização das tarefas propostas durante toda realização do projeto”, avalia Suelene. Para ela, disciplinas consideradas “áridas” e com alta evasão dos alunos, apresentaram índices melhorados com as novas metodologias.

Além de Suelene, participaram da elaboração da pesquisa e do livro os professores da UPM Marcelo Alves, Mariana Zuliani, Ricardo Fernandes, Alessandra Akkari, além da professora Adriana Volpon. 

Serviço
Lançamento do livro Utilização de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
Data:
 26 de agosto
Horário: 18h
LinkZoom