Universidade

Pedagogia Mackenzie: saiba mais sobre o curso e as áreas de atuação

Profissionais podem atuar também em espaços não escolares, como hospitais e empresas de diferentes segmentos

18.11.202014h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Pedagogia Mackenzie: saiba mais sobre o curso e as áreas de atuação

A formação em pedagogia é indiscutível no processo do desenvolvimento humano de forma integral. Além de formar professores capacitados a trabalhar em variadas áreas, a graduação em Pedagogia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, prepara profissionais que, com competência e criatividade, desenvolvem processos educativos adequados à realidade em que estão inseridos, sempre se atentando às especificidades de cada indivíduo. 

Tem interesse em fazer faculdade de Pedagogia, ser pedagogo(a) e gostaria de conhecer mais sobre o curso? Então confira abaixo as principais vantagens que o coordenador do curso, professor Ítalo Francisco Curcio, destacou sobre o curso do Mackenzie! 

1. Formação que se atualiza constantemente

Em uma sociedade que evolui continuamente, a formação de professores deve ser adequada e atender às demandas dessas transformações com êxito. Para o suprimento destas necessidades,  o pedagogo(a) deve ser não somente um professor, mas também um cientista e um gestor da educação, com versatilidade para ocupar-se de funções em espaços além daqueles que são escolares. Assim, é feito um monitoramento constante do Projeto Pedagógico do curso, com a realização de ajustes e/ou alterações periódicas, em média, a cada quatro anos, que é o tempo de duração da própria graduação.

2. Matriz curricular diferenciada e inovadora

Segundo o coordenador, o curso de Pedagogia do Mackenzie apresenta componentes diferenciados em comparação a maioria das demais graduações oferecidas no Brasil, o que propicia a formação de um profissional que respeita e sabe trabalhar com as diversidades da nação: etnia, condições econômicas, sexo, religião, pessoas com deficiências, idosos, pessoas com dificuldades de aprendizagem, dentre outras. “Outro destaque é a existência de componentes que servem para a formação de gestores e de profissionais para atuarem em espaços não escolares, como hospitais, empresas do setor financeiro, comercial e industrial”, revela Curcio.

3. Oportunidade de desenvolvimento dentro e fora da Universidade

A graduação também oferece a oportunidade de participação dos alunos em projetos institucionais de Pesquisa e de Extensão como o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX) e Residência Pedagógica. Nestas participações, o discente é contemplado com uma bolsa mensal não cumulativa, o que permite a participação de alunos que já possuem outros tipos de bolsa.

Além disso, o curso de Pedagogia da UPM mantém contato constante com escolas públicas e não públicas da cidade, expondo suas qualidades e as de seus alunos, para que os mesmos sejam recrutados para estagiarem nestes estabelecimentos. “Hoje, mais da metade dos alunos do curso de Pedagogia estagia, de forma remunerada, nas melhores escolas de São Paulo, independentemente do estágio supervisionado obrigatório, exigido por lei, que não é remunerado”, afirma o coordenador. 

4. Corpo docente renomado

O corpo docente do curso é formado por professoras e professores com o mais alto título acadêmico: sua quase totalidade possui doutorado, muitos são pós-doutorados e (ou) livre-docentes por renomadas instituições do país e do exterior. Além disso, a maioria dos professores também é de pesquisadores da educação, possuindo publicações de artigos e livros altamente reconhecidos no meio acadêmico. 

5. Curso reconhecido no mercado de trabalho

A graduação em Pedagogia no Mackenzie é reconhecidamente uma dos melhores do país, segundo indicadores oficiais publicados, como Guia da Faculdade, feito pelo Estadão, e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), nos quais obteve pontuação máxima. Desta forma, os egressos ocupam as principais posições nas mais diferentes instituições de ensino e raramente ficam desempregados, pelo fato de o mercado de trabalho conhecer a qualidade dos profissionais formados. Um exemplo histórico e de destaque que pode ser citado é o da artista brasileira Anita Malfatti, que estudou no Colégio Presbiteriano Mackenzie e mais tarde se graduou em Pedagogia, também pela UPM. 

Quer fazer parte da nossa Universidade? As inscrições para o vestibular 2020/1 já estão abertas, acesse aqui e faça o processo seletivo.