Notas Musicais apresenta peça sobre danças brasileiras

Canção foi escrita por paulistano que morreu aos 27 anos

25.08.202219h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Notas Musicais apresenta peça sobre danças brasileiras

O Notas Musicais, programa produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), apresenta a peça Samba, escrita pelo compositor paulista Alexandre Levy, interpretada pela Orquestra Sinfônica de Campinas. O vídeo ainda conta com comentários do maestro Parcival Módolo, também coordenador da CAC.

A peça foi escrita no momento em que o compositor estudava na Europa e resolveu compor uma sequência, uma suíte de danças, que o lembravam de seu país, e a última parte foi para homenagear o Samba. “Vejam a ousadia: na segunda metade do século XIV, um compositor erudito escrever um samba em uma peça de concerto, de música erudita. Ele já estava enxergando à frente de seu tempo”, explica o Maestro.

Parcival Módolo ainda aponta que Levy foi um compositor de boa relevância no seu tempo, embora tenha morrido jovem, aos 27 anos de idade. “Tivesse ele vivido mais, teria entrado para a história da música brasileira e universal”, afirma. 

O vídeo com a apresentação de Samba, de Alexandre Levy, pela Orquestra Sinfônica de Campinas já está disponível no YouTube.