Pesquisa e Inovação

MackGraphe recebe pesquisadora de Masspec Pen

Livia Eberlin palestoru sobre como melhor a saúde humana com espectrometria de massas

01.12.202316h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

MackGraphe recebe pesquisadora de Masspec Pen

Na última quinta-feira, 23 de novembro, em mais uma edição dos Seminários Mackgraphe, foi realizada uma palestra pela pesquisadora do Baylor Collegue of Medicine, dos Estados Unidos, Livia Eberlin. O evento aconteceu no auditório MackGraphe, campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) 

Na sua palestra, entitulada Melhorando a Saúde Humana com espectrometria de Massas, Livia Eberlin apresentou as recentes aplicações de seu invento, amplamente premiado, a Masspec Pen, que tem sido utilizada na prospecção point-of-care de biomarcadores de patologias diversas, como durante cirurgias de tumores cerebrais e câncer de mama, dentre outras aplicações. 

Como comentou o diretor geral do Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe), Benedito Aguiar, foi “um show inusitado de ciência antecipando a ficção científica”. Após a palestra, o gerente de PD&I do Mackgraphe, Marcos Eberlin, destacou vários projetos em parceria que são executados hoje no Laboratório de Espectrometria de Massas do MackGraphe, o Mackmass, único centro de pesquisa no mundo a estudar as aplicações da Masspec Pen em parceria com pesquisadora.

O Mackmass trabalha com a Masspec Pen desde o início do primeiro protótipo desenvolvido e, agora, conta com a primeira versão comercial dessa ferramenta clínica produzida pela Masspec Pen Technologies, a empresa criada por Livia Eberlin nos Estados Unidos. Foram destacadas também outras possibilidades de parcerias entre o Mackgraphe e a pesquisadora, que viabilize a transferência de tecnologia em Masspec pen para hospitais de São Paulo.  

Após a palestra, foi ainda bastante ressaltada a excelência das pesquisas feita por Livia, seu sucesso acadêmico e agora seu empreendedorismo ao lançar sua empresa. Por fim, a direção do MackGraphe agradeceu a oportunidade da forte e bem-sucedida parceria em andamento.