Esporte

Mackenzistas e o Esporte pela Paz Mundial

Conheça a trajetória do nadador Samuel Lopes e suas dicas aos estudantes que desejam seguir no esporte 

06.04.202309h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzistas e o Esporte pela Paz Mundial

Nesta quinta-feira, 06 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a importância do esporte na promoção da paz e da cooperação internacional. Para celebrar a data, entrevistamos o nadador e mackenzista da 2ª série do Ensino Médio, Samuel Lopes, que compartilhou sua experiência como atleta profissional e sua visão sobre a importância do esporte.

O estudante começou a nadar aos 5 anos de idade e, aos 11 anos, já havia batido seu primeiro dos seis recordes sul-americanos e 25 recordes brasileiros. Em 2021, Samuel mudou-se para São Paulo em busca de melhores oportunidades de treinamento e, por meio de uma amiga da família, foi apresentado ao chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, e ao Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura. Desde então, o Mackenzie tem sido um importante apoio para o atleta, oferecendo suporte tanto em relação aos estudos quanto aos treinamentos e competições. 

Durante a entrevista, Samuel destacou a importância do esporte para o desenvolvimento pessoal e profissional. Para ele, “o esporte ajuda a desenvolver habilidades como disciplina, foco e organização, além de ser uma ferramenta importante na promoção da paz e da união entre as pessoas”. O nadador também compartilhou os desafios que enfrenta enquanto atleta profissional, como o gerenciamento de tempo para conciliar os treinamentos, competições e estudos. 

Sobre seus planos futuros na natação, Samuel foi enfático: "Sonho em me tornar Campeão Olímpico, Campeão Mundial, Recordista Olímpico e Recordista Mundial". Para ele, a conquista desses objetivos só é possível através de muito trabalho e dedicação. 

Samuel deixou um conselho para aqueles que desejam seguir uma carreira esportiva: "Saiba suas prioridades, porque você terá que abrir mão de muita coisa para alcançar seus objetivos".  

O Mackenzie acredita que da mesma forma que ocorreu com Samuel, em relação a natação, a determinação e comprometimento com os estudos podem tornar um exemplo inspirador para todos os atletas.