Faculdades

Mackenzistas aplicam o conhecimento jurídico em trabalho social na Ceilândia

Discentes de participam da primeira ação da Carreta de 2023 e levam cidadania para as regiões mais afastadas do Plano Piloto

06.04.202315h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzistas aplicam o conhecimento jurídico em trabalho social na Ceilândia

Alunos do curso de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) se uniram à iniciativa social da Defensoria Pública do Distrito Federal e participaram da a Carreta do Programa de Atendimento Integrado (PAI). A primeira atividade da ação em 2023 aconteceu no dia 1º de abril, na Ceilândia e levou atendimento jurídico à diversas pessoas carentes.

Na ocasião, os futuros juristas tiveram a oportunidade de realizar atendimentos gratuitos e participar de oficinas de capacitação previdenciária e, ainda, atividades para atendimento do público em geral. Ao total, foram 13 atendimentos e 7 petições protocoladas.

No ano passado, as ações chegaram a sete regiões administrativas. Foram atendidas cerca de 500 famílias, uma média de 50 a 60 pessoas por cada região. A prática se torna relevante ao colocar os estudantes universitários em uma ação fora da sala de aula, em que podem conviver com distintas realidades além do ambiente educacional. 

Foi a primeira participação dos estudantes do sétimo semestre. Entre eles, Adriana Moura, afirma que a ação se torna uma oportunidade de poder aprender na prática e sair um pouco da parte teórica. “Poder ajudar as pessoas em situação mais complicadas na vida é fundamental e se torna importante para minha formação pessoal e para minha carreira profissional. Ajuda a ter um outro olhar no direito”, destaca.

Segundo o estudante Pedro Felipe da Silva, a participação auxilia na participação da 2º Fase da Ordem dos Advogados (OAB), pois ao receber um caso no dia, ele tem a oportunidade de fazer uma peça em cima. 

Já o aluno Lucas Alves dos Reis destaca o aprendizado que teve com a experiência. “Foi uma boa oportunidade de colocar em prática o que aprendemos na faculdade. É importante, pois passa mais confiança ao resolver questões nesse nível e também é bom para aproximar do público e das pessoas que vamos atender no futuro”, afirma.