Nossos Talentos

Mackenzista recebe menção honrosa em Prêmio CAPES de Teses 2021

Trabalho bilíngue discute obra de arquiteto uruguaio

16.09.202118h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista recebe menção honrosa em Prêmio CAPES de Teses 2021

O egresso do doutorado, Felipe Corres Melachos, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2021, reconhecimento feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) às melhores pesquisas feitas no ano passado. 

Melachos pesquisou a obra do arquiteto uruguaio Eladio Dieste, que marcou época com projetos que utilizavam abóbadas de dupla curvatura em alvenaria. O mackenzista entregou um trabalho de dupla-titulação, em que realizou parte da sua pesquisa na Itália. A tese bilíngue apresentada teve como título Análise paramétrica das abóbadas gaussianas de Eladio Dieste, e contou com a orientação do professor Wilson Florio, em cotutela com professores da Universidade de Ferrara, na Itália, Federica Maietti e Luca Rossatto.

“Essa dupla titulação é um resultado substantivo do esforço de internacionalização do PPGAU e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Isso representa a confirmação e o reconhecimento nacional da UPM como centro de excelência em ensino e pesquisa, também na Pós-Graduação”, celebrou o coordenador do PPGAU, professor Luiz Guilherme Rivera de Castro.

O Prêmio CAPES de Teses 2021 foi a décima sexta edição da premiação, que reconhece as melhores pesquisas feitas pelas instituições de ensino superior brasileiras. A honraria é entregue pelas áreas de conhecimento da fundação. Além de premiar as melhores teses, a CAPES entrega até duas menções honrosas por área.