Cultura

Escola: local de nossas primeiras viagens, estudos e vislumbres

José Inácio Ramos, diretor-presidente do Mackenzie, homenageia esse espaço de educação e cultura, bem como os profissionais que o reinventam diariamente

15.03.202113h57 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Escola: local de nossas primeiras viagens, estudos e vislumbres

Hoje, dia 15 de março, é o Dia da Escola, o local onde damos asas à imaginação proporcionada pelo primeiro contato com os livros. A escola nos privilegia com viagens fantásticas pelo mundo da Geografia e da História Geral, Natural ou do nosso Brasil. É o espaço onde olhamos, pela primeira vez, através dos microscópios, uma pequena célula ou vislumbramos, por lunetas - das mais simples às mais sofisticadas -, o vasto universo no qual estamos inseridos.

Reinventamos, a cada dia, com ou sem pandemia, o conceito de Escola: desde o processo de alfabetização aos pequeninos, fazendo-os descobrir a combinação das letras para formar palavras e daí não param mais, até aqueles que somaram conhecimento nas mais diversas áreas do saber e os devolvem à sociedade como professores, pesquisadores ou cientistas.

Reunir estudantes em sala de aula, como bem aponta o jornalista Ricardo Viveiros, existe desde a Antiguidade Clássica. Diz  Viveiros: “O ensino fundamental nasceu na antiga Grécia, com a scholé, logo depois também surgiu na velha Roma, na schola. Na Índia, Egito e China também há antigos registros de escolas. Estudiosos garantem que a criação do sistema de educação básica começou em 425 d.C., quando, para ser militar, era exigido o ensino primário. O Islã foi outra cultura que desenvolveu um sistema escolar, no sentido moderno da palavra. Na Europa, foi durante os séculos 14 e 15 que ocorreu a expansão das escolas devido, em grande parte, aos esforços da Igreja na busca de fiéis. E cresceu no século 18 com a exigência de capacitação para concorrer ao crescente mercado de trabalho criado com a Primeira Revolução Industrial”.

Viva a Escola. Essa instituição secular que, com seus professores abnegados, nos brindam diariamente com preciosidades das mais diversas áreas do conhecimento.

José Inácio Ramos
Diretor-presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie