Dia Internacional da Família: uma data importante no processo de aprendizagem

Ações nas unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie celebração a convivência em família

14.05.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia Internacional da Família: uma data importante no processo de aprendizagem

Dia Internacional da Família é celebrado no dia 15 de maio, uma data de grande importância, principalmente para ambientes escolares confessionais, como é o caso dos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM).

Escola e família precisam estar bem alinhadas e manterem uma boa comunicação, pensando, sempre, no melhor processo educativo das crianças e adolescentes. O Mackenzie se mantém conectado com as famílias por diversos canais de comunicação: por meio dos diretores, orientadores educacionais, professores, pela capelania, por e-mail e aplicativos escolares. As unidades dos Colégios se comunicam de forma clara quanto às decisões institucionais, recorrendo a comunicados periódicos, sempre que necessário. Além disso, o CPM preza por eventos como Mostras do Conhecimento; eventos culturais e a tradicional Festa da Família, em que as famílias podem ir até a escola e conhecerem mais as produções dos alunos. 

Para a superintendente de Educação Básica do CPM, professora Márcia Braz, e para a analista pedagógica, Karen Melo, comemorar o dia da família é muito significativo. “Por sermos uma instituição cristã, vemos a família como uma instituição fundamental, ordenada por Deus para a humanidade. Portanto, essa data nos faz lembrar da importância do papel da família na vida de nossos alunos, de que essas crianças cresçam em lares amorosos e estáveis, que lhes deem o suporte necessário para crescerem de forma saudável e de modo integral”, completam. 

Ademais, a superintendência destaca que as famílias podem se fazer mais presentes durante esse processo de aprendizagem, considerando o período de isolamento social e aproveitando que as crianças têm estudado em casa. “É uma oportunidade única de os pais conhecerem mais sobre os conteúdos que as crianças estão aprendendo na escola, conhecerem mais os professores, acompanharem as tarefas escolares, enfim, estarem ainda mais cientes da rotina escolar dos estudantes”, aponta. 

A diretora do CPM São Paulo, Márcia Régis, diz que a família precisa se inteirar diariamente do trabalho realizado pela escola nesse tempo de pandemia. “Com a realização do ensino remoto e/ou híbrido, em que o contato com os colegas e professores, na maioria das vezes, é virtual, os estudantes precisam de uma mediação próxima, humana, que neste momento é realizada pela família”, pontua.

“É uma oportunidade ímpar de conhecer mais os professores, o trabalho pedagógico e o conteúdo trabalhado na escola escolhida pela família para os filhos”, acrescenta Régis.

Para a diretora do CPM Palmas, Adriana Regina de Lima Dantas, comemorar o dia da família é muito importante, pois reforça para os alunos e a sociedade, que a família é a principal construtora de valores. “Fazemos um resgate do papel da família, ressaltando a função de cada um, dando ênfase na valorização da comunicação, fortalecimento do amor e o respeito nos relacionamentos entre pais, filhos e irmãos”, complementa. 

Adriana Dantas ainda afirma que a família é essencial para ajudar a criança e o adolescente a criar hábitos, costumes, rotinas de higiene pessoal e normas de comportamento social que, de acordo com a mesma, perpassam as paredes do lar e continuarão nos corredores e salas de aula na escola.  

“O apoio dos pais e a manutenção de um bom ambiente familiar como extensão da escola são fatores indispensáveis para o desenvolvimento educacional, cognitivo e emocional das crianças e adolescentes. A família deve valorizar o que o filho produz, mostrar interesse, valorizar o que a escola faz e cultivar uma cultura familiar que favoreça aprendizagem que vai muito além dos conceitos aprendidos em sala de aula”, destaca Adriana.  

Para o diretor da unidade de Brasília, Walter Eustáquio, a participação da família no processo de aprendizagem da criança e do adolescente é fundamental, afinal a escola é corresponsável na consolidação dos valores que o estudante deve trazer do ambiente familiar.

“Quando há tensão, ruídos e desencontros na relação entre essas duas instituições, o processo educacional fica extremamente prejudicado. No Mackenzie, a parceria entre Família e Escola não é recurso retórico; é realidade”, ressalta Eustáquio.

Ações

Para a celebração do Dia internacional da Família, as unidades do CPM estão planejando ações específicas, de acordo com o segmento, como por exemplo, atividades remotas com as famílias dos estudantes, que serão conduzidas por professores de música e de educação física.

Em maio, a unidade de São Paulo fará o Mês da Família, uma programação especial, com diferentes atividades, como a apresentação do Coral Infantil e comemoração ao Dia das Mães. No fim do mês, no dia 29 de maio, acontecerá uma live de gratidão pelas famílias mackenzistas, debate com diferentes temas, ministrados por profissionais de educação e um clipe com as recordações das festas em família, realizadas nos anos anteriores. 

“Pela importância da família, vamos comemorar o mês inteiro. Cremos que neste tempo de pandemia, houve mais aproximação da família. Para nós, cristãos, a família é a célula da sociedade; se a Família vai bem, a sociedade também”, pontua o capelão da Educação Básica do CPM São Paulo, reverendo Josué Alves Ferreira. 

Em Brasília, a data será lembrada por meio de mensagens institucionais e de publicações em redes sociais. Também no dia 29 de maio, será promovida a Festa da Família em formato remoto, com uma live em que a palavra de gratidão pela família será ministrada pelo Capelão da unidade de Brasília, Ithamar Clímaco Ximenes Filho, seguida de apresentações interativas de cada segmento, sendo Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio.

 “Sabemos que devemos lembrar da família todos os dias, mas quando separamos um tempo específico para isso, podemos dedicar momentos importantes para refletirmos sobre o quanto a família é fundamental na formação de uma sociedade saudável, na criação dos filhos e na fundamentação de valor e princípios que norteiam a construção de uma país”, finaliza Márcia Régis.

“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”
Josué 24:15