Conheça o portfólio dos Sistemas de Ensino Mackenzie

Documento apresenta informações institucionais e pedagógicas sobre o produto

20.04.202117h46 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Conheça o portfólio dos Sistemas de Ensino Mackenzie

Os Sistemas de Ensino Mackenzie, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), desenvolveram um portfólio com informações institucionais e pedagógicas sobre seus serviços e produtos, resultado da trajetória empreendida pela Instituição. Atualmente, os Sistemas de Ensino são responsáveis pela organização da Proposta Educacional para a Educação Básica, com produção de materiais didáticos e outras soluções didático-pedagógicas para os Colégios Presbiteriano Mackenzie (CPM) e escolas parceiras. 

Nesse portfólio estão dispostos os livros didáticos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, os materiais de apoio para o professor, os projetos de capacitação docente, ​a plataforma educacional e seus múltiplos recursos, entre outros. É possível acessar o material aqui.

Segundo o coordenador comercial dos Sistemas de Ensino Mackenzie, Antonio Junqueira, os portfólios existem para organizar trabalhos, gerar comunicação criativa e eficaz de resultados. “São um conjunto de soluções (produtos e serviços) desenvolvidas para atender as necessidades das escolas do segmento da Educação Básica”, diz.  

Ainda de acordo com Junqueira, o portfólio permite que a escola parceira tenha uma visão desse conjunto de soluções preparadas pelos Sistemas de Ensino para que ela cumpra os seus objetivos na área da educação. Consequentemente, os gestores da escola estarão muito melhor preparados para apresentar seus projetos educacionais aos pais, nos períodos das campanhas de matrículas e também ao longo do ano. 

Para Viviane Lacerda, coordenadora de Capacitação Pedagógica dos Sistemas de Ensino Mackenzie, o arquivo tem o objetivo de oferecer uma visão mais abrangente do programa educativo para gestores, mantenedores e professores.

“Nosso projeto educacional é totalmente embasado em evidências científicas, e contribui de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem em todas as etapas de ensino da Educação Básica”, complementa a coordenadora sobre o lançamento do material. 

Além disso, o conteúdo pode ser utilizado pela escola para apresentar os atributos do projeto educacional dos Sistemas de Ensino Mackenzie para pais e alunos, segundo Viviane. “Com isso, fortalecemos a percepção deles quanto ao comprometimento da instituição com uma educação de excelência e com os princípios da educação escolar cristã”, aponta.  

“A proposta dos Sistemas de Ensino para o segmento da Educação Básica, além de relevante, é muito inspiradora. Propostas com esses atributos atraem pessoas e produzem engajamento”, pontua Junqueira.  

História e diferenciais  

O Sistema Mackenzie de Ensino (SME) nasceu em 2004, fruto do desejo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) de expandir o ensino confessional mackenzista, hoje, com mais de 150 anos de sucesso em Educação. Trata-se da unidade de negócios do Instituto Presbiteriano Mackenzie, responsável por organizar e registrar as propostas de formação curricular da E​ducação Básica, produção de material didático e demais soluções pedagógicas para atendimento aos Colégios Mackenzie e às escolas parceiras.

São cerca de 380 instituições em toda área nacional e mais duas escolas no Japão que aderiram ao projeto educacional.  Além das escolas privadas qualificadas pela lei como confessionais, escolas privadas não confessionais também partilham da visão de mundo do Instituto, a partir da criação, em 2015, do Mackenzie Educacional (ME).

Os livros didáticos são estruturados a partir de uma hierarquização de conteúdos para o desenvolvimento de habilidades e competências, e a promoção de um processo de ensino-aprendizagem significativo. “A alfabetização em método fônico visa o desenvolvimento consistente da competência de leitura, escrita e introdução da criança à cultura letrada. Além disso, a plataforma educacional possui diversos recursos tecnológicos e  informativos, ​com a divulgação de projetos educativos de nossas escolas parceiras consoantes à nossa visão pedagógica para melhorar cada vez mais o desempenho do aluno”, diz Viviane Lacerda, ao apresentar os diferenciais dos Sistemas de Ensino Mackenzie. 

Entre os pontos positivos, também é possível destacar a capacitação e assessoria pedagógica às escolas parceiras, com o atendimento personalizado via e-mail, telefone e visitas presenciais para apoio à diretoria, coordenação escolar e professores. O programa de capacitação docente online, disponível na plataforma educacional, inclui recursos tecnológicos para aprofundar os conhecimentos pedagógicos.  

Conforme explica a coordenadora, a qualidade do ensino deve-se também à diversidade de materiais educativos que são proporcionados, como livro digital e diferentes materiais para leitura, estudo, treino e criação, com formatos flexíveis e específicos para pais, alunos e professores. 

Acesse o portfólio aqui.