Cultura

Centro Histórico e Cultural Mackenzie anuncia a exposição SEDIMENTOS

Exibição de pinturas de Luis Gasparian começa no dia 12 de junho

07.06.202117h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Centro Histórico e Cultural Mackenzie anuncia a exposição SEDIMENTOS

O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), ligado à Chancelaria do Mackenzie,  recebe, a partir do dia 12 de junho, a exposição de pintura SEDIMENTOS, de Luís Gasparian. A exposição é gratuita e poderá ser visitada até 17 julho. 

O artista apresenta paisagens imaginárias realizadas em sucessivas camadas de tinta em que os universos criados poderiam até existir na chamada realidade. Porém, há neles propositais ruídos visuais, como um elemento intencionalmente estranho ou fora do lugar esperado, uma linha reta em meio a um universo mais orgânico ou uma cor propositalmente destoante.

O título da exposição, que conta com curadoria de Oscar D’Ambrosio, provém de uma analogia com a geologia, na qual sedimentos são resultantes da erosão de rochas. Levados por oceanos, vales ou rios, são depositados na superfície da Terra em camadas de partículas soltas, que se acumulam quando diminui o fluxo de quem os transporta, seja água, gelo ou vento.

Contemplar sedimentos é conhecer uma história a partir de vestígios. As obras de Luís Gasparian são um caminhar por sedimentos visuais em que o referencial não está no mundo cotidiano, mas dentro daquilo que o artista cria em sua mente. O diálogo se instaura entre o que ele concebe e o que efetivamente realiza. Essa conversa envolve discussões de cores, tonalidades, formas e composição.

Cada quadro traz assim uma renovação do pensar sobre o ato de criar. Os trabalhos são uma representação de uma dimensão mental e artística. O encantamento se dá em verificar como os sedimentos são simbólicos, não reais. Os gestos e traços da arte de Luís Gasparian constroem a sua narrativa enquanto são feitos. Não se trata de uma narrativa discursiva, mas de um processo poético que nos leva à dimensão do fazer artístico.

Sobre Luís Gasparian

Nascido no Rio de Janeiro - radicado em São Paulo. Nos últimos anos, recebeu orientação em processos criativos e acompanhamento de projetos de pintura com Paulo Pasta (Instituto Tomie Ohtake-SP), Carla Chaim, Nino Cais e Marcelo Amorim (Hermes Artes Visuais-SP), Rodolpho Parigi & Regina Parra (Acompanhamento de Pintura - SP) e Rodrigo Bivar (Ateliê 397-SP).  Também frequentou os cursos de História da Arte com Rodrigo Naves e Temas de Arte Contemporânea com Tiago Mesquita. Nos anos 90, ainda morando no Rio de Janeiro, frequentou os cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - RJ e participou do workshop Procedência e Propriedade com o professor Charles Watson. Participou de exposições coletivas como no 16º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos, 12º Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo, “O que está em Nós” – Galeria Vértice – curadoria Marcelo Salles, Paralelos Artes Visuais FUNARTE – SP – curadoria Marcelo Salles, 46º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Santo André – SP,  Mostra Núcleo de Cultura do Instituto Tomie Ohtake  SP, Mostra Coletiva Ateliê 397 com curadoria de Rodrigo Bivar e nos anos 90 – O Rosto e a Obra com curadoria de Mark Berkowitz – Galeria do IBEU-RJ.

Serviço
Exposição SEDIMENTOS - Pinturas de Luís Gasparia
Abertura:
Sábado, 12 de junho de 2021, das 10h às 16h
Visitação gratuita: 14 de junho a 17 de julho de 2021
Horário: Segunda a sexta-feira das 10h às 17h
Endereço: Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Rua Itambé 143 – Prédio 1 – Higienópolis – São Paulo - SP
Informações: (11) 2114-8661