Atualidades

Câmara Brasileira do Livro anuncia o Prêmio Jabuti Acadêmico

Inscrições estão abertas até 19 de março

30.01.202416h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Câmara Brasileira do Livro anuncia o Prêmio Jabuti Acadêmico

Na terça-feira, 30 de janeiro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) lançou o Prêmio Jabuti Acadêmico, esta será a primeira edição da premiação. A gratificação é dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais, e busca reconhecer os autores e editores que contribuíram significativamente para esses segmentos no Brasil.

Para fazer parte do concurso, as obras devem ter sido publicadas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2023. A premiação contemplará 29 categorias divididas em dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais. Os vencedores de cada categoria não apenas receberão uma estatueta em uma cerimônia especial, mas também serão agraciados com um prêmio no valor de R$ 5 mil. As editoras responsáveis pelas obras premiadas também serão homenageadas com a estatueta do Jabuti.

As informações sobre os semifinalistas e finalistas, além da data e o local de realização da cerimônia de entrega da premiação serão divulgadas durante o ano. As definições serão noticiadas no site, nas redes sociais do Prêmio Jabuti Acadêmico e da CBL.

Inscrições

As inscrições estão abertas até as 18h do dia 19 de março de 2024, no site da premiação, e podem ser feitas pela editora, pelo autor, agente literário ou procurador devidamente constituído. A premiação prevê a participação de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil.

As inscrições realizadas de forma antecipada, até 28 de fevereiro, terão preço especial. As obras impressas fora do país, que atendam aos critérios de elegibilidade, também poderão participar do prêmio. 

A nova premiação conta também com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Para mais informações, acesse o link.