Brasil melhora posição no ranking global de liberdade econômica, mas desafios persistem

26.09.202511h19 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

Brasil melhora posição no ranking global de liberdade econômica, mas desafios persistem

O Brasil avançou 15 posições no ranking mundial de liberdade econômica, subindo do 102º para o 87º lugar entre 165 países e territórios, segundo o Economic Freedom of the World: 2025 Annual Report, divulgado pelo Fraser Institute.

A publicação, que mede o grau de liberdade econômica com base em indicadores como carga tributária, regulação, comércio exterior, segurança jurídica e solidez monetária, mostra que, apesar da melhora relativa, o Brasil continua enfrentando entraves significativos à livre iniciativa, sobretudo em aspectos regulatórios e institucionais.

“A pontuação brasileira evoluiu, especialmente em ‘acesso a moeda estável’ e ‘liberdade para comércio internacional’, mas seguimos entre os piores do mundo no quesito ‘regulação’. Isso mostra que nosso ambiente de negócios ainda impõe altos custos e incertezas às empresas”, comenta o professor Vladimir Fernandes Maciel, coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e participante dos estudos que integram o relatório global.

Os dados referem-se ao ano de 2023, último com informações consolidadas. O relatório destaca que países mais livres tendem a apresentar maior prosperidade, menor pobreza extrema e maior expectativa de vida. Nos 25% mais livres, o PIB per capita foi de US$ 66.434, frente a US$ 10.751 nos 25% menos livres. A expectativa de vida foi de 79 anos, contra 62 anos nos países menos livres.

Desempenho do Brasil nos cinco pilares do índice:

  • Tamanho do governo: 6,54 (90º lugar)
  • Sistema jurídico e direitos de propriedade: 5,07 (87º lugar)
  • Acesso a moeda estável: 8,60 (56º lugar)
  • Liberdade de comércio internacional: 7,49 (73º lugar)
  • Regulação: 5,14 (144º lugar)

O relatório completo está disponível no site www.freetheworld.org e também pode ser consultado no arquivo abaixo.