Aula Inaugural de Gastronomia recebe chefe italiano Salvatore Loi

Especialista é reconhecido por sua simbologia, repertório e identidade 

13.09.202318h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula Inaugural de Gastronomia recebe chefe italiano Salvatore Loi

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu, na última quarta-feira, 06 de setembro, a Aula Inaugural do curso de Gastronomia do 2° semestre de 2023. O evento contou com uma palestra especial ministrada pelo renomado chef italiano Salvatore Loi, uma figura de destaque na gastronomia paulistana. A palestra foi mediada por duas personalidades influentes na cena gastronômica: o crítico gastronômico e professor do curso de Jornalismo da UPM, Arnaldo Lorençato, e o jornalista gastronômico J.A Dias Lopes. 

De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia da UPM, Camila Landi, a simbologia e representatividade que o chef italiano possui na gastronomia atual, destaca sua importância na culinária. "É um grande prestígio trazer Salvatore Loi para esta ocasião. Sua jornada, repertório, identidade, técnica e conhecimento são admiráveis", afirmou Landi. 

Salvatore iniciou sua apresentação compartilhando sua trajetória na gastronomia, desde os primeiros passos na área até seu aprimoramento como profissional. Ele destacou a importância de suas experiências na Itália, onde teve a oportunidade de conhecer grandes chefs que desempenharam um papel fundamental em sua formação. 

"Minha entrada na gastronomia ocorreu quando eu era muito jovem e, ao longo dos anos, aprimorei minhas habilidades e descobri minha paixão pela culinária. Na Itália, tive a chance de aprender com mestres da gastronomia que moldaram minha carreira. Foi uma experiência transformadora", compartilhou o chef. 

Ele ainda enfatizou suas viagens pela Europa como uma fonte significativa de aprendizado. Na época, não havia acesso à internet, o que o levou a buscar conhecimento presencialmente em diversas regiões da Europa.  

Já no Brasil, onde já tem uma trajetória de 24 anos, o chef encontrou um novo mercado e uma nova cozinha italiana. Ele explicou que seu foco atual é o ensino e consultorias intensas, compartilhando seu conhecimento com outros apaixonados pela gastronomia. 

Para Arnaldo Lorençato, Salvatore Loi não é apenas um chef talentoso, é uma figura essencial e inovadora. "Acredito que Salvatore seja um dos atores gastronômicos mais importantes da cidade de São Paulo. Ele é um criador de novidades, algo essencial para um curso de Gastronomia. Seu restaurante é um sucesso constante e está sempre lotado", afirmou Lorençato. 

"Minha paixão é ensinar. Faço aos outros o que fizeram por mim quando eu era jovem: compartilho minha experiência, ela faz as pessoas crescerem na vida. Eu digo às pessoas que elas precisam merecer minha ajuda. Não forneço apenas receitas, ensino a se comportar, aprender e compreender a cozinha", destacou Salvatore. 

Ele também enfatizou a diversidade de públicos interessados em suas lições de gastronomia, destacando que seu conhecimento é acessível a pessoas de todas as idades. O chefe comentou sobre sempre estar disponível para todas as pessoas que desejam aprender sua filosofia e a culinária italiana.  

Para ele, cada indivíduo traz sua própria cultura, base e raízes. “As pessoas mais jovens muitas vezes desejam absorver tudo de uma vez, mas eu as aconselho a ter paciência, voltar ao básico e aprender uma coisa de cada vez", concluiu o chef.