Arena MackCast: 4° edição aborda Games e Exatas

No Programa #4, convidados foram da área das Exatas e Games 

24.08.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Arena MackCast: 4° edição aborda Games e Exatas

Está no ar a quarta edição do programa Arena MackCast, idealizado e promovido pelo MackPlay, a plataforma de conteúdos audiovisuais e originais do Mackenzie O objetivo do evento é reunir uma série de especialistas e profissionais de diversas áreas de ensino para apresentar algumas profissões para estudantes do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), em um formato de arena, que permite o pleno debate e trocas entre convidados e estudantes. 

Nesta quarta edição, os participantes foram da área de Exatas e Games: o Influencer, Gamer e Desenvolvedor de Jogos, Pedro Caxa; o professor de Engenharia e primeiro Youtuber Gamer do Brasil, Engenheiro Léo; e o Arquiteto e professor de Arquitetura, Guilherme Michelin. 

O Arena MackCast está disponível no YouTube e no MackPlay.tv 

Confira algumas das opiniões dos convidados: 

Qual a ligação da sua profissão com a matemática e por que isso é importante para os jovens? 
Pedro Caxa:
Eu desenvolvo jogos e um jogo calcula muita coisa ao mesmo tempo. Até na parte artística de um jogo, 3D por exemplo, é necessário implementar física, geometria. Acredito que a matemática dentro do ponto de vista de programação é basicamente 100% do jogo. 

Engenheiro Léo: Nos cálculos que fazemos, estruturais e previsão, não tem como não ter matemática. É até um pouco triste vermos como o Cálculo está sendo negligenciado nas escolas, principalmente nas públicas. E a associação dele com a engenharia é fundamental. 

Guilherme Michelin:  A gente tem medo porque as pessoas relacionam arquitetura apenas com arte, mas ela tem total ligação com matemática, física, geografia, história. Arquitetura é muito integrada e interdisciplinar, e a matemática é importante nesse sentido porque vem como uma linguagem para fazer ponte entre as áreas. 

O mito da matemática ser um monstro de sete cabeças ainda é real ou essa área pode ser divertida? 
Pedro Caxa:
Quando falamos de games não tem equações mirabolantes, que as vezes é o que parece mais chato. Usamos matemática como lógica para criar um sistema, uma Inteligência Artificial, uma física. Então acho que pensando nisso fica divertido sim. Eu nunca gostei de matemática, mas de fazer games eu gosto! 

Engenheiro Léo: A matemática é a forma básica pra expressar a quantidade e a realidade. O problema que leva as pessoas a acharem isso chato é porque a matemática normalmente é ensinada por matemáticos, e eles não estudam o uso dela na realidade. Acaba que é ensinado para as crianças a matemática fora da realidade dela.  

Guilherme Michelin: As pessoas precisam entender que tudo está interligado, e que a matemática faz parte das discussões de construção como cidadãos. Ninguém precisa ter medo da matemática, porque às vezes uma continha de 2+2 resolve um problema gigante.