Cultura

Academia Mackenzista de Letras recebe José de Oliveira como ocupante da cadeira nº 19

A mesma cadeira fora ocupada pelo patrono Francisco Rodrigues dos Santos Saraiva

10.04.201918h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Academia Mackenzista de Letras recebe José de Oliveira como ocupante da cadeira nº 19

Na tarde de 09 de abril, aconteceu no auditório João Calvino, campus Higienópolis, a cerimônia de posse de José do Carmo Veiga de Oliveira como mais novo acadêmico da Academia Mackenzista de Letras (AML). O professor ocupou a cadeira nº 19, cujo patrono é Francisco Rodrigues dos Santos Saraiva, ex-professor latinista.

Compuseram a mesa o presidente da AML, Nelson Câmara; o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e presidente honorário da Academia, Benedito Guimarães Aguiar Neto; Marcel Mendes, professor de Centro de Educação Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM; e a secretária da AML, Vera Kuntz.

A AML é a primeira e única academia de letras do Brasil vinculada a uma universidade. Para o reitor da UPM, é muito importante termos uma instância como esta dentro do Mackenzie, pois é uma oportunidade de reunir perfis diferentes em torno de temas, muitas vezes, multidisciplinares. “Os resultados das discussões podem ser utilizados para realimentar a Universidade nas suas diversas formas, sejam voltados aos cursos da graduação, da pós-graduação, na pesquisa e, em especial, nas suas relações institucionais”, afirma.

Para Oliveira, o recém-empossado, foi uma honra o período em que trabalhou como professor na instituição, e pertencer à AML é uma forma de mostrar opiniões críticas com efeito de conscientizar outras pessoas da nossa sociedade. “Foi também um motivo de grande surpresa essa minha eleição, nunca pensei que isso pudesse vir a acontecer algum dia. É algo que "coroa" o meu período de trabalho aqui na instituição”, pontua ele.

A Academia Mackenzista de Letras é composta por 40 patronos e patronesses que possuem um papel importante na história do Mackenzie, as primeira cadeiras, por exemplo, pertencem a John Theron Mackenzie e Anita Malfatti.

O confrade da AML, Antônio Fernandes Neto, também participou da cerimônia de posse com um breve discurso e leitura do currículo do novo membro da Academia, bem como diversas outras autoridades do Mackenzie. O momento devocional do evento ficou por conta do reverendo Carlos Piacente.

Sobre a Academia Mackenzista de Letras

A AML conta com uma formatação e histórico que remonta há 200 anos, pois  é baseada na Academia Francesa, modelo replicado pela Academia Brasileira de Letras (ABL) que tem como patronos nomes como Machado de Assis e Ruy Barbosa. Sua fundação partiu da ideia do atual presidente Nelson Câmara e de alguns amigos mackenzistas, como o professor Marcel Mendes, também presente no evento do novo empossado e que na época era vice-reitor da UPM.

A Academia Mackenzista, assim como a ABL, possui 40 cadeiras vitalícias e seus membros são importantes figuras, de diversas áreas do conhecimento, graduadas ou que pertencem ao magistério ou direção da Universidade Presbiteriana Mackenzie há pelo menos cinco anos.