Do lado esquerdo, o asfalto. Do lado direito, a grama. Uma linha branca separa os dois.
Atualidades

Aberta segunda edição do curso de segurança multidimensional nas fronteiras

Capacitação é fruto de parceria entre Mackenzie, USP e Ministério da Justiça e da Segurança Pública

14.06.202116h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aberta segunda edição do curso de segurança multidimensional nas fronteiras

A  segunda edição do curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras teve sua cerimônia de abertura na última segunda-feira, dia 07 de junho. O curso faz parte de uma iniciativa do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

A mediação do evento foi feita pela diretora do IRI-USP, Janina Onuki, que parabenizou os coordenadores e parceiros pela segunda edição do curso. “Além de refletir sobre um dos temas mais centrais e complexos das relações internacionais, este curso certamente contribui para a cooperação com nossos vizinhos”, afirmou ela.

A participação do pró-reitor Felipe Chiarello, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM, ficou marcada por seu argumento de que "a verdadeira função social da universidade é ter impacto na comunidade que nos cerca e impacto nacional”. Segundo Chiarello, com o apoio das instituições, é possível construir algo realmente adequado nas políticas públicas, dentro daquilo que se deseja produzir para o país e para o exterior.

Ainda presentes no evento estavam o secretário de Operações Integradas da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI/MJSP), Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; o diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN/MJSP), Ricardo Magno Teixeira Fonseca; o professor da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, Fábio Bechara; o diretor da FDir da UPM, Gianpaolo Poggio Smanio; e o coordenador acadêmico do curso IRI-USP, Leandro Piquet Carneiro.

Durante o encontro, o diretor da FDir comentou sobre o sucesso da primeira edição, que fez com que avaliassem a adesão às aulas anteriores, sua importância e relevância para todos os países membros participantes. “Nós (da Faculdade de Direito da UPM) temos muito orgulho e satisfação pelo sucesso do evento”, comemorou em seguida, deixando seu apoio. 

Para o professor Bechara, a grande contribuição que o curso pretende oferecer é ser uma força a mais “a fim de promover a colaboração e instigar o alinhamento e o nivelamento do conhecimento e da informação”, finaliza.

Sobre o curso

A formação acontece até 30 de julho e é destinada a profissionais de segurança pública e áreas correlacionadas. É dividida em quatro módulos, sendo os temas: mercados ilícitos e o crime organizado; cooperação jurídica internacional e a cooperação policial internacional; gestão policial integrada; e estratégia e liderança. Instruir os policiais da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai que atuam no policiamento das fronteiras está entre os objetivos da formação

As aulas contam com instrutores brasileiros e estrangeiros e com alunos de todas as unidades da federação brasileira e de mais 10 países. Além disso, a capacitação é gratuita e on-line, com carga horária de 84h, podendo o aluno assistir às aulas e acessar as atividades a qualquer momento durante o período de duração do curso. 

Assista o evento na íntegra: