Atualidades

125 da Escola de Engenharia Mackenzie: Aula Magna ocorre em 13 de agosto

Evento on-line trará discussões sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável 

09.08.202119h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

125 da Escola de Engenharia Mackenzie: Aula Magna ocorre em 13 de agosto

Nesta sexta-feira, 13 de agosto, às 18h30, ocorre a Aula Magna do segundo semestre de 2021 da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O tema do encontro, on-line e que terá transmissão pelo canal da EE no YouTube, será 125 anos da Engenharia Civil Mackenzie: Desafios e Soluções para o Desenvolvimento Sustentável. O evento marca a sequência de comemorações pelos 125 anos da EE da Universidade, que tem a tradição e o pioneirismo como marcas fundamentais em sua trajetória. 

Na Aula Magna, o convidado palestrante será Walter Canales Sant'Ana, graduado em Engenharia Civil e Administração de Empresas pela UPM. Sant’Ana é também mestre em Engenharia Civil e doutor em Engenharia de Transportes, além de professor. Membro da Academia Maranhense de Ciências; da Associação Brasileira de Pavimentação; da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, possui experiência na área de Infraestrutura viária, com ênfase em Infraestrutura de Transportes – Pavimentação. 

O mackenzista atuou principalmente na área de misturas asfálticas, estabilização de solos e utilização de rejeitos, com passagens importantes, ainda, na área de gestão na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Mais do que problematizar o desenvolvimento sustentável, Sant’Ana trará algumas possíveis soluções para o desafiador cenário que o engenheiro atual enfrenta.  

O evento é voltado para comunidade mackenzista, que poderá interagir por meio de perguntas ao convidado, mas todos os interessados podem acompanhar a transmissão, que será aberta. Participe! 

125 anos de história

Comemorando seus 125 anos em 2021, a Escola de Engenharia Mackenzie nasceu em 1896, tendo sido a primeira unidade acadêmica da UPM. A EE foi inaugurada com o curso de Engenharia Civil, uma das primeiras formações da área no Brasil, que na época era uma nação bastante agrária, com economia fortemente marcada pela cafeicultura. O Mackenzie, portanto, foi muito importante para o período de industrialização, que daria o tom dos anos vindouros do país. 

De acordo com o presidente da Comissão de Divulgação da EE, professor Delmárcio Gomes, “são 125 anos de uma trajetória marcada por pioneirismo e a busca constante pela excelência do ensino na graduação e pós-graduação, unindo tradição e inovação aos preceitos do tripé - ensino, pesquisa e extensão”. 

Atualmente, a Escola conta com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e o curso de Química, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Além disso, ali o estudante tem, à sua disposição, diversas opções de internacionalização que podem ser incorporadas ao seu currículo, podendo desenvolver programas, projetos e até mesmo parte dos estudos em outros países, por meio das instituições parceiras da UPM. 

"A Escola de Engenharia possui um corpo docente altamente qualificado e faz investimentos constantes na atualização e modernização dos laboratórios e salas de aula. Ao longo destes 125 anos, os profissionais formados pela EE participaram e vivenciaram diversas transformações em nossa sociedade, evoluções tecnológicas e mudanças no mundo do trabalho, sempre ocupando papel de relevância para atender às demandas da sociedade", destaca o professor Marcos Massi, diretor da EE. 

Além de ser referência no ensino e pesquisa, como é a marca mackenzista, a EE não deixa de considerar também seu papel social, contribuindo com diversos avanços e melhorias para a comunidade. “As demandas da sociedade são atendidas graças ao forte diferencial dos nossos egressos, que são formados com base em um projeto pedagógico que estimula o protagonismo estudantil e leva a formação de um profissional imbuído de valores éticos e alta competência técnica”, completa Massi.  

Serviço
Aula Magna EE - 125 anos da Engenharia Civil Mackenzie: Desafios e Soluções para o Desenvolvimento Sustentável
Data:
 13 de agosto
Hora: às 18h30
Transmissão: pelo canal da EE no YouTube