Contato

Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis,

Centro de Educação, Filosofia e Teologia. Rua da Consolação, 896, Prédio 25 - térreo, CEP 01302-907, São Paulo – SP. Fone: 2114-8710 / 2766-7236

O VII Encontro e II Simpósio Internacional de Bioética da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a ser realizado entre os dias 6 e 9 de maio de 2019, tem por objetivo divulgar a produção científica de pesquisadores (docentes e discentes) e estabelecer o diálogo entre pares, privilegiando uma reflexão bioética sobre temas persistentes e emergentes.

Iniciativa do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética (GPEB/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e ao curso de Filosofia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, o evento pretende integrar esforços com o intuito de promover um amplo debate sobre vários aspectos que cabem à reflexão bioética.

O encontro pretende contribuir para a divulgação da produção científica nas áreas de Ética e Bioética, proporcionando também um diálogo interdisciplinar entre alunos da graduação, da pós-graduação, pesquisadores e profissionais de várias áreas do saber (Filosofia, Ciências Biológicas e da Saúde, Sociologia, Educação, Direito, Medicina, Psicologia, entre outros), mantendo o caráter plural da Bioética. Pretende também contribuir para a fundamentação teórico-filosófica da Bioética e para a sua aplicação em pesquisas, reconhecendo o potencial da Bioética como um importante instrumento metodológico de caráter reflexivo.

Além da divulgação da produção científica na área de Bioética, por meio de Comunicações Orais, Mesas Redondas e Palestras, o evento permitirá parcerias entre grupos de pesquisadores, com vistas à melhoria da qualidade da produção científica em Bioética.

Nesta edição, o encontro conta com a parceria da Sociedade Bioética de São Paulo. Além disso, contaremos com a presença do Prof. Lukas Chandler, do Kennedy Institute of Ethics (KIE), considerado como um dos mais prestigiados e tradicionais institutos de Bioética do mundo. Criado em 1971 na Georgetown University, o KIE tem recebido pesquisadores do mundo todo, consolidando-se assim como um centro de alta referência na formação de pesquisadores na área de bioética.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO 

1 - TV Mackenzie Web, Streaming: tv.mackenzie.br

2- TV Mackenzie canal do Youtube: www.youtube.com.br/tvmackenzie - aparecerá a opção ao vivo no horário do evento

As inscrições podem ser feitas, COM ou SEM a apresentação de trabalhos, exclusivamente on line (link). Para os ouvintes, o prazo será encerrado no dia do início do evento, desde que haja vagas disponíveis. Para aqueles que pretendam apresentar trabalhos, a data-limite é 12/04/2019  prorrogado até 19/04/2019. 

A confirmação da inscrição estará condicionada ao pagamento da taxa.

Categorias Taxa de inscrição
Alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie Isentos
Professores de Educação Básica (Rede Pública) Isentos
Graduandos de outras Instituições Isentos
Alunos pós-graduação Isentos
Professores Universitários e pesquisadores R$ 10,00
Professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie Isentos
Outros Profissionais R$ 15,00

1. Bioética e Fundamentação Teórico-Filosófica.

2. Educação e Formação em Bioética.

3. Bioética, Direitos Humanos e Questões Jurídicas.

4. Bioética e Ciências Humanas.

5. Bioética e Ciências da Vida e da Saúde.

6. Bioética e Teologia.

Orientações para Apresentação de Trabalhos

Serão aceitos até dois trabalhos por participante na modalidade comunicação oral. Os expositores terão no máximo 15 minutos para a apresentação de suas pesquisas. Para a submissão do trabalho, é necessário estar inscrito no congresso.

Dados Necessários para a Submissão do Resumo Expandido:

  • O título deve ser claro e conciso, centralizado e destacado em caixa alta e em negrito
  • Indicar na primeira linha após o titulo, em alinhamento à direita, o(s) nome(s) do(s) autor(es) por extenso, com iniciais em letra maiúscula, seguidos do e-mail e da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses;
  • O texto do resumo expandido deve ter entre 1000 e 1500 palavras, redigido em formato Word for Windows (versão 97/2010), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e justificado. Configuração da página: margem superior e inferior: 2,5 cm; direita: 2,0 cm; esquerda: 2,5 cm;
  • Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula. As citações e as referências deverão obedecer às normas da ABNT (última versão);
  • Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo;
  • O texto deve ser remetido, como anexo, identificado pelo nome do autor, ao endereço eletrônico: encontrodebioetica@mackenzie.br. O tema do trabalho deve estar relacionado com um dos eixos temáticos propostos. O prazo para a submissão de trabalhos é 12/04/2019 prorrogado até  19/04/2019. Os inscritos cujos trabalhos forem aprovados serão notificados via e-mail. As vagas são limitadas.

Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética (GPEB/CNPq) do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Filosofia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Edson Umeda – SBSP

Prof. Dr. Fransmar Barreira Costa Lima – UNIMESP

Prof. Dr. Gerson Leite de Moraes – CEFT/UPM 

Prof. Dr. Lamartine Gaspar de Oliveira – CEFT/UPM

Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno – CEFT/UPM

Prof.ª Dr.ª Marina de Neiva Borba – SBSP

Prof. Odenicio Junior Marques de Melo – (Doutorando do PPGEAHC/UPM)

Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva – CEFT/UPM

Prof. Dr. Reinaldo Ayer De Oliveira - USP

Prof. Dr. Roger Fernandes Campato – CEFT/UPM


Comissão Científica

Prof. Dr. Aluisio Marcal de Barros Serodio – UNIFESP

Prof. Dr. Gerson Leite de Moraes – CEFT/UPM 

Prof. Me. José Dimas Davila Maciel Monteiro – CESUSC

Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno – CEFT/UPM

Prof.ª Dr.ª Marina de Neiva Borba – SBSP

Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva – CEFT/UPM

Prof. Dr. Reinaldo Ayer De Oliveira - USP

Prof. Dr. Roger Fernandes Campato – CEFT/UPM


Secretaria

Mariana Minguini Rodrigues

Dagmar Dollinger

Meire Rosendo Silva

Patrícia de Jesus Menino

* Sono Hotel (Hotel Ville): Rua Dona Veridiana, 643, São Paulo, Brasil

hotel-ville.hotelsaopaulo.org/pt/

* Tryp São Paulo, Higienópolis Hotel: Rua Maranhão, 371, São Paulo, Brasil.

www.melia.com/pt/hoteis/brasil/sao-paulo/tryp-sao-paulo-higienopolis-hotel/index.htm