Mackenzie Brasília leva educação no trânsito para o ensino infantil e destaca importância do cuidado com o próximo

Aproveitando a Semana Nacional de Trânsito (SNT), com ações de prevenção organizadas por órgãos públicos, Colégio desenvolve planejamento próprio para discutir convivência saudável por meio das regras do trânsito

28.09.202109h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília leva educação no trânsito para o ensino infantil e destaca importância do cuidado com o próximo

 

Brasília, 28 de setembro de 2021 - As regras do trânsito dominaram a semana na educação infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional. As crianças, do maternal ao jardim, vivenciaram uma série de experiências práticas sobre as principais orientações para a condução segura dos diversos veículos nas estradas e ruas do país. As atividades temáticas foram realizadas no próprio espaço do segmento, que possui uma área especial, com uma pista sinalizada, especialmente para esse tipo de projeto.

 

Entre os objetivos a serem alcançados pela proposta, estava também a oportunidade de ensinar às crianças sobre limites de convivência e o respeito aos direitos do próximo. Todos os trabalhos realizados foram agregados a planejados pedagogicamente, com ações lúdicas para proporcionar aos pequenos e pequenas a oportunidade de compreenderem as premissas fundamentais para o convívio em sociedade.

 

“É importante destacar que tudo foi feito de forma sequencial, e que já há um processo em curso, anterior à esta semana, pois consideramos este aprendizado como uma peça-chave na formação das crianças. Então, trouxemos para a semana, também, algumas questões que são trabalhadas para que elas consigam, por exemplo, entender a lógica do trânsito, em jogos e brincadeiras que explorem ordens numéricas, sinalizações e outros elementos”, comentou a professora Laura Magalhães, Orientadora Pedagógica da Educação Infantil no Mackenzie.

 

O cuidado com o próximo também é amplamente abordado junto aos estudantes, que aprendem a refletir sobre a necessidade de cuidar de si e se preocupar com os demais. A ideia é provocar o interesse legítimo em ter responsabilidade com os colegas e demais pessoas do convívio. E isso também é explorado dentro da lógica do trânsito.

 

“Nós mostramos, por exemplo, que entre os carros, motos e pedestres há sempre a necessidade do maior e mais robusto ter cuidado e proteger o menor, porém também há, por parte do menor, a responsabilidade de não colocar o maior e os demais em uma situação de risco, ou agir com responsabilidade para a segurança de quem está ao lado. Mas isso não é simplesmente sublinhado para elas de forma objetiva, como em uma aula de autoescola. Nós utilizamos alguns conceitos para que elas alcancem esse posicionamento, essa vontade, pessoalmente”, complementou a professora.

 

Semana Nacional do Trânsito

 

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o país com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

 

A SNT 2021 trouxe o tema das Campanhas Educativas para este ano: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

 

Seguindo também as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

 

Tais ações devem contemplar a discussão de questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

 

Os eventos são organizados pelo Departamento Nacional de Trânsito, por intermédio da Coordenação-Geral de Educação e Saúde para o Trânsito, com o apoio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e seu Gabinete, e da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Informação, da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura.

 

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Informações

Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
imprensa_mackenzie@viveiros.com.br
(11) 2766-7280
Celular de plantão: (11) 9.8169-9912

Siga-nos no Instagram: instagram.com/ imprensamackenzie

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília
Rafael Querrer - (61) 9.86232599 / (61) 3521-9098 - rafael.querrer@viveiros.com.br