Internacionalização do conhecimento abre muitas portas no mercado

Os alunos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília podem escolher entre 6 modalidades e recebem mentoria personalizada sobre a carreira

13.12.202309h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Internacionalização do conhecimento abre muitas portas no mercado

Quem cursou ou está cursando uma graduação sabe que a experiência de estudar fora do país pode ser um diferencial no mercado de trabalho. Isso porque o aprendizado cultural é um ganho para o futuro profissional. E os brasileiros estão cada dia mais cientes desse cenário. Não é à toa que o número de pessoas que viajou para fora do Brasil disparou no ano de 2022, totalizando 455 mil, segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio.

Por isso, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília desenvolveu o projeto de internacionalização “Mack sem fronteiras”, com o objetivo de incentivar os alunos de Direito a terem experiências internacionais por meio de intercâmbios acadêmicos. A iniciativa abrange mais de 160 universidades em vários países.

“É uma experiência de vida única, que não tem como mensurar. O aluno retorna com uma bagagem acadêmica diferenciada e em nível pessoal, acumula vivências culturais enriquecedoras”, afirma a coordenadora de Internacionalização da Faculdade Mackenzie Brasília, Juliana Tesolin.

Foi por meio do projeto que a aluna Juliana Bandeira passou 10 dias na Itália. “Conhecer a prática do Judiciário italiano nas instituições e com relevantes operadores do Direito local foi enriquecedor. Desde a Corte di Cassazione ao Parlamento no Palazzo Montecitorio, cada dia foi único e nos instigava a querer conhecer mais.”

“A ideia é uma internacionalização de conhecimento. O aluno não vai só viajar, ele irá conhecer a perspectiva do Direito daquele país sobre determinado tema jurídico e formará uma visão ampla sobre Direito comparado. Além disso, aproveitará para conhecer a cultura local e desfrutará de suas próprias experiências.”
Juliana Tesolin, coordenadora de Internacionalização da Faculdade Mackenzie Brasília

 

Pensando em atender a todos os perfis de aluno, a Faculdade Mackenzie Brasília oferece seis modalidades de internacionalização:

Programa de fluxo contínuo

Durante o período de mobilidade, o aluno fica isento das mensalidades da Faculdade Mackenzie Brasília. Em alguns casos, as universidades parceiras sequer cobram mensalidade dos alunos.

Para valorizar ainda mais o tempo de dedicação no aprendizado, a internacionalização conta como horas complementares e podem acarretar em aproveitamento de matérias para a conclusão do curso.

A seleção leva em consideração o desempenho acadêmico, participação em projetos de pesquisa, extensão e monitoria.

Dupla Titulação

A modalidade é uma possibilidade oferecida aos alunos de graduação que buscam dupla titulação dentro da área de formação. A coordenadora explica que o aluno pode cursar um período no Brasil, outro na faculdade no exterior e, no fim do curso, receber os dois diplomas.

“Na Europa, por exemplo, depois de passar no exame, o profissional pode exercer o Direito em toda a comunidade europeia, o que pode ser bem interessante para o futuro do aluno”, ressalta Tesolin.

Cursos de capacitação

Os cursos de curta duração são ótimas oportunidades para os alunos que desejam ter a experiência de internacionalização e não querem ficar muito tempo fora do país. Nesse caso, eles utilizam o tempo para conhecer e analisar os sistemas jurídicos estrangeiros.

Disciplinas ministradas em língua estrangeira

A Faculdade de Direito oferece disciplinas jurídicas em língua estrangeira. As aulas podem ser feitas de forma remota ou presencial com o próprio corpo docente.

Congressos e palestras internacionais

Já os congressos e palestras internacionais ocorrem eventualmente, com base na disponibilidade das universidades e institutos internacionais parceiros e abrangem variados temas da área jurídica.

Recentemente, os alunos participaram de um congresso na Itália para comparar o funcionamento dos tribunais. “A gente conseguiu visitar a Corte de cassação, o Senado italiano e a sede da Advocacia-geral”, relata a coordenadora Juliana Tesolin.

Acompanhamento humanizado

Uma das grandes preocupações da Faculdade Mackenzie Brasília é a humanização do aluno. A equipe de profissionais é preparada para fazer um acompanhamento pessoal e personalizado para cada um dos estudantes.

“O objetivo da Faculdade Mackenzie Brasília é que os professores estejam próximos dos alunos. Eu acredito que faz muita diferença no aprendizado, principalmente em uma profissão com tantas carreiras, como temos no Direito.”
Juliana Tesolin, coordenadora de Internacionalização da Faculdade Mackenzie Brasília

 

Além das mais diversas modalidades de intercâmbio, a Faculdade Mackenzie Brasília oferece o projeto “Mack Mentoring”, uma atividade de mentoria entre docentes e discentes, selecionados pela faculdade, com comprovada experiência no mercado.

Com duração de seis meses, os estudantes se encontram com os mentores para receber direcionamento sobre carreira, estágio e oportunidades para fortalecer o currículo.

“O objetivo da atividade não é fornecer um serviço de coaching, e sim, por meio de um trabalho de parceria, possibilitar que o aluno descubra suas aptidões por si mesmo, a partir de suas habilidades”, explica a coordenadora.

Atrelado ao projeto da monitoria, a faculdade desenvolve anualmente o Projeto Carreiras. Na prática, consiste em uma semana acadêmica pontuada por ciclos de palestras com ilustres representantes de várias das carreiras jurídicas.

“Com a gama de possibilidades no Direito, é preciso oferecer informações qualificadas. Já tivemos alunos que decidiram por uma área específica depois do evento, como já tivemos outros que achavam que deveria seguir por um caminho e resolveram mudar a rota após participar do encontro e escutar profissionais da área”, completa a coordenadora.

“É uma experiência de vida única, que não tem como mensurar. O aluno retorna com uma bagagem acadêmica diferenciada”, afirma Juliana Tesolin

Faculdade Presbiteriana Mackenzie

Site | Facebook | Instagram

Com mais de 150 anos de história, a Faculdade Mackenzie, reconhecida em São Paulo, trouxe, em 2016, o mesmo empenho e qualidade para Brasília. O maior objetivo da instituição é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios.

Com profissionais de referência no mercado, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Hoje, a faculdade se tornou uma das mais renomadas instituições de ensino do país, reconhecida pela tradição, pioneirismo e inovação na educação.