A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) preza pela produção de conhecimento, uma das formas de consolidar a excelência do ensino da instituição. Por meio da pesquisa científica, a inovação e o desenvolvimento se tornam um dos caminhos para a solução de problemas reais, proporcionando uma formação dos estudantes completa e com pensamento crítico.
Nesse sentido, a atuação da Coordenadoria de Fomento à Pesquisa (CFP) é fundamental. O órgão, considerado estratégico, é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM e tem como objetivo promover a excelência na produção científica da Universidade. “Nossa missão é posicionar o Mackenzie como uma instituição produtora de conhecimento relevante para uma vida sustentável, com impacto social e disseminação da ciência junto à sociedade e ao setor produtivo” afirma o coordenador da CFP, Leandro Augusto da Silva.
A CFP desenvolve suas atividades em quatro frentes principais. A primeira é o apoio à gestão de projetos, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão de Projetos (NAP), que está credenciado como Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) na FAPESP. Esse núcleo oferece suporte administrativo e técnico para que os pesquisadores possam se dedicar com mais eficiência à pesquisa e à orientação acadêmica. A segunda frente é a coordenação de programas de iniciação científica, que proporcionam aos alunos de graduação a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e desenvolver competências investigativas.
O órgão mackenzista também atua no fortalecimento de grupos de pesquisa, incentivando a colaboração interdisciplinar entre docentes e discentes. Por fim, supervisiona os Comitês de Ética em Pesquisa, assegurando que os projetos sigam as normas éticas e legais vigentes, especialmente em estudos com seres humanos. Por meio dessas ações, a CFP consolida-se como um pilar essencial na estrutura de pesquisa da Universidade.
“O fomento à pesquisa em uma universidade como o Mackenzie é essencial para conectar a produção de conhecimento à resolução de problemas concretos da sociedade. Ele possibilita a formação de alunos mais críticos, inovadores e preparados para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que estimula o avanço científico e tecnológico do país”, destaca Leandro da Silva.
Na Universidade, os alunos são incentivados a participar da pesquisa científica, seja por meio da participação em grupos de pesquisa, Ligas Acadêmicas, ou por meio de editais de programas de Iniciação Científica e Tecnológica, que permitem o envolvimento em projetos alinhados às suas áreas de estudo. Além disso, podem atuar em centros de pesquisa e laboratórios que viabilizam a execução de projetos práticos com aplicação direta na sociedade.
“Os alunos do Mackenzie podem desenvolver projetos de natureza interdisciplinar e aplicada, com forte orientação para desafios reais da sociedade e do mercado. A variedade de temas e o suporte oferecido pela instituição permitem que os alunos atuem desde a concepção até a aplicação prática de suas pesquisas”, aponta o coordenador da CFP.
As temáticas das pesquisas desenvolvidas no Mackenzie variam desde o desenvolvimento de terapias digitais personalizadas até sistemas de transmissão para TV Digital, passando por estudos genéticos, análise do impacto de políticas públicas, desenvolvimento de sensores nanotecnológicos e soluções baseadas em ESG.
A preocupação com a produção de conhecimento por meio da pesquisa é um dos pilares do Mackenzie, que o tornam uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil, unindo tradição e qualidade. Recentemente, o Mackenzie conquistou o primeiro lugar na categoria Faculdade/Universidade Particular no prêmio Os Mais Amados de SP 2024, da Revista Veja. Além de ser considerada a melhor instituição privada do estado de São Paulo, segundo o Ranking Universitário Folha 2024 (RUF) e a 5ª melhor instituição particular do Brasil.
Inscrições abertas para o segundo semestre
A Universidade Mackenzie está de portas abertas para receber novos estudantes para o segundo semestre de 2025. Para isso, são diversas opções de processos seletivos com inscrições abertas, basta clicar aqui e conferir. Venham se tornar um mackenzista e estude em uma instituição de ensino de ponta, realmente preocupada com a produção científica.