Centro de Educação, Filosofia e Teologia

CEFT - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Estágios e Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil

O Estágio Supervisionado é um ato educativo escolar com o objetivo de complementar a formação profissional. O Estágio Supervisionado se divide em duas categorias: estágio obrigatório, definido como tal no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para a aprovação e obtenção de diploma; e estágio não obrigatório, desenvolvido como atividade opcional, sem prejuízo das atividades acadêmicas, em conformidade com o projeto pedagógico do curso. O estágio obrigatório no CCBS desenvolve-se com orientação de docentes da Universidade.

No estágio, o aluno desenvolve atividades que possibilitam o contato com a realidade profissional. O Estágio Supervisionado é regido pela Lei de Estágio 11.788 de 25 de setembro de 2008 e pela legislação específica de cada curso. O estágio não obrigatório atende aos mesmos objetivos do estágio obrigatório, porém sua realização e aproveitamento não estão vinculados à aprovação do aluno no curso.

O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos Cursos de Licenciatura. Caracteriza-se como uma capacitação em serviço que possibilita ao estagiário vivenciar, sob supervisão de um profissional experiente, ações diversas de aprendizagem da prática docente, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino; colocar em ação as competências e conhecimentos exigidos na prática profissional, por meio da elaboração e implementação de projetos de intervenção junto à escola-campo do estágio, garantindo-se, assim, a transição entre a vida estudantil e a vida profissional; estimular a dimensão investigativa da prática docente, especialmente no que se refere aos processos de ensino-aprendizagem, dentre outros.

As atividades de estágio são cumpridas, ao longo dos cursos, em escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (Curso de Pedagogia), e no Ensino Médio (Curso de Filosofia), e implicam em orientação direta e sistemática por professores dos Cursos. O Núcleo de Estágios Educacionais, vinculado ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), responde pela organização, acompanhamento semestral das atividades de estágio, e orientação aos professores supervisores de estágio e aos alunos de todos os cursos de licenciatura da UPM.


Programas de Estágios 2024

Inscreva-se clicando na imagem:


Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feira, das 08h00 às 22h00
Contatos
Prof. Dr. Rafael Conde Barbosa

Prof. Dr. Rafael Conde Barbosa

Tutor de Desenvolvimento de Carreira

Contatos

Gabriel Alves Ribeiro de Barros

Gabriel Alves Ribeiro de Barros

Secretário

Contatos