2019 - Isabela Trindade - Publicidade e Propaganda


Quando me mudei para Portugal o primeiro impasse foi a língua. Podemos até falar português, mas para eles falamos “brasileiro”. No começo tive muita dificuldade em entender as pessoas, professores principalmente – por conta do sotaque. Depois do segundo mês ficou natural e comecei a perceber melhor.

Aqui, intercambistas brasileiros são tratados como alunos “Erasmus” – no meu caso, foi uma das melhores coisas. Pude optar por aulas em inglês e português, e com isso venho praticando meu inglês constantemente.

As aulas ministradas em inglês me permitiram fazer colegas de diversos países na Europa e por conta disso... Apesar de estar em Portugal, sinto que o português é o que menos falo no dia a dia. Hoje, eu vivo em uma república perto da Universidade com alunos do programa Erasmus. Duas garotas polacas e dois garotos estônios. As primeiras semanas nas repúblicas foram muito difíceis, ninguém falava com ninguém. Depois de um tempo, o nosso inglês começou a fluir melhor e até então, consigo ver uma melhora em: vocabulário, escuta e escrita.

Quando você chega ao ISCAP, você recebe um buddie. Um aluno que te fala mais sobre o local, de bibliotecas, até dicas das melhores opções de lanchonetes na universidade. Esse primeiro contato é muito legal, porque as dicas são valiosas quando não se sabe nada. No meu caso, eu pude contatar minha Buddie já desde o Brasil.

Em relação ao gabinete internacional do ISCAP, eu só tenho elogios. Estão sempre atenciosos e dispostos a ajudar no que precisar, apesar de demorar “um bocadinho”. No começo me deixaram bastante perdida em relação aos horários de aulas, mas foi tudo questão de conversas e deu certo no final.

Ao longo dos semestres o ISCAP realiza diversos Cursos de Extensão e Semanas de Palestras; normalmente você precisa pagar de 5 a 15 euros, e em algumas dessas atividades o dinheiro é usado apenas como caução. E vale lembrar que alguns destes eventos te garantem certificados assinados pela instituição. No meu caso, participei de algumas palestras da Semana do Marketing e fui a um curso de Recursos Humanos ministrado por uma escola alemã.

As aulas na universidade são bem puxadas. Como meu curso é Publicidade e Propaganda e aqui faço Marketing mais tradicional, existe uma vertente diferente de ensino. O que é bem legal para aprender mais e mais!

Em resumo, estou amando (a amar) a mobilidade! Sempre algo novo a aprender, novas situações. Eu encorajo fortemente as pessoas a fazerem este programa.

 

Compartilhe nas Redes Sociais