A experiência de mobilidade tem sido uma dos maiores aprendizados da minha vida e tenho certeza que tudo que pude absorver nesse tempo aqui em Portugal será uma mais valia enorme em toda minha carreira acadêmica/profissional, mas também em minha vida pessoal.
Cheguei no Porto um mês antes do início do calendário acadêmico, e assim pude conhecer a cidade, os portugueses e principalmente me organizar para o período das aulas. Havia algumas pessoas que já estava em contato desde o período de preparo para vinda, então foi muito bom conhecê-los pessoalmente e criar relacionamentos que irão perdurar e criar pontes para o futuro, em um retorno à Portugal e na ida de amigos portugueses os quais convenci de conhecerem o nosso Brasil.
Quando iniciou a semana de recepção já estava bem integrado ao local, então pude me dedicar a organizar as cadeiras (matérias) que iria definitivamente cursar. Nesse período tive a oportunidade de conhecer outros alunos em mobilidade que vieram de diversos países aqui da Europa, o conhecido “Erasmus”. Tivemos um piquenique internacional e algumas atividades de integração social.
Ao iniciarem as aulas pude perceber que existem diferenças relevantes entre o ensino, mas também há uma grande proximidade entre o modelo de ensino do Mackenzie e o ISCAP (instituto onde faço mobilidade). Isso possibilitou assimilar melhor a rotina aqui da faculdade.
As aulas têm expandido minha visão dos negócios no âmbito português. Apesar das diferenças nas normas e fiscalidade de Portugal, os modelos de gestão possibilitam um intercâmbio de ideias que com certeza irão agregar no meu retorno ao Brasil.
Também é interessante dizer que não apenas tenho aprendido muito com esse lugar, como de alguma forma tenho me doado na medida daquilo que posso oferecer. Tenho um grupo de amigos brasileiros e portugueses e nos reunimos toda semana para tocar algumas canções e compartilhar algumas experiências, visando desenvolver o melhor de nós. Em busca de permissão para isso, marquei uma reunião com a gestão universidade e calhou de ter uma reunião com o presidente, onde expus o projeto e recebi permissão e apoio.
Quando voltar ao Brasil, tenho certeza que será impossível enxergar o mundo da mesma forma. Essa experiência tem expandido minha visão do mundo e me fez criar vínculos que serão importantes para atingir os novos objetivos e sonhos.
Agradeço ao Mackenzie por essa oportunidade e por todo aprendizado que recebi, o qual foi muito útil para esse período de mobilidade.
Grato.
Felipe de Oliveira Araújo
Estudante de Administração – CCSA - Universidade Presbiteriana Mackenzie.