2019 - Luisa Nonaka - Engenharia de Produção


A experiência de intercâmbio proporcionada pela Universidade foi extraordinária. Ter a oportunidade de ir para outro país, conhecer outra cultura, outra língua e pessoas com uma história completamente diferente da sua é com certeza uma experiência única.

O processo de aplicação para o intercâmbio exigiu muita organização de documentos e certificados da língua do país de destino. Antes e durante o processo e até mesmo durante a mobilidade, senti falta de um apoio mais presente da Universidade, uma vez que em certas partes do processo não existe atendimento presencial e as respostas por e-mail podem ser demoradas, o que é crítico devido aos prazos que devem ser cumpridos.

A Universadade de destino – Waterford Institute of Techology (WIT), Irlanda demostrou todo apoio necessário para que nos sentíssemos em casa. Tivemos um dia específico para orientações sobre visto, segurança, matérias a cursar e onde buscar orientação caso estivéssemos tendo alguma dificuldade, independente da natureza do problema. 

As matérias foram disponibilizadas após a nossa chegada e tivemos duas semanas para reajustar nossa grade. De uma semana para a outra, as matérias podem mudar de horário, o que dificulta a escolha, mas o interessante é que você pode assistir a aula antes de decidir incluí-la na sua grade. Os professores são extremamente amigáveis e estão dispostos a ajudar com o que podem e a Universidade disponibiliza clubes de diversas categorias durante o semestre, sejam eles esportivos ou não. Algo de extrema importância antes de comprar as passagens é checar o calendário escolar da Universidade escolhida, uma vez que eles podem ter datas que não coincidem com as nossas.

Por fim, a experiência foi uma adição pessoal e profissional, que com certeza mudou o caminho que irei traçar daqui para frente.

Compartilhe nas Redes Sociais