Olá, pessoal!
Sou Isabela Cardoso, aluna bolsista no Mackenzie e tive a oportunidade de cursar um semestre de Direito na Universidade de Salamanca, na Espanha.
Por ser uma aluna bolsista, sempre pensei que estar no intercâmbio seria muito custoso. Além disso, também pensava que o processo seletivo do Mackenzie era muito burocrático. Por isso, demorei para me inscrever no processo seletivo. Quando me inscrevi, já estava no oitavo semestre e, quando passei, estava no nono, então tranquei minha matrícula no penúltimo semestre para vir para a Espanha.
Essa é a importância de não desistir e lutar pelos nossos sonhos. Estudar fora era o meu sonho e o Senhor Jesus me abriu essa porta. Se eu tivesse olhado com olhos humanos, eu teria desistido, pois não tinha condições financeiras para estudar fora, mas Jesus me deu forças, me ajudou, eu me esforcei e consegui.
Eu já economizava e investia meu salário porque sabia que queria fazer o intercâmbio, então quando passei no processo seletivo, eu já tinha uma pequena reserva. Além disso, eu trabalhava em um escritório como auxiliar jurídica e estava prestes a ser efetivada, pois já tinha passado na OAB. Então, quando passei, informei aos meus chefes e perguntei sobre a possibilidade de trabalhar remoto durante esse período. Eles permitiram e continuei trabalhando daqui. Assim, a reserva que eu já tinha, mais o meu salário mensal me ajudou a me manter aqui.
O custo de vida na Espanha não é tão alto como em outros países. Abaixo vou colocar a relação aproximada com os gastos mensais que eu tinha aqui. Mas, deve-se ter em mente que eu sou casada, e como vim com o meu marido, os gastos são dobrados.
Aluguel: 360 euros
Energia: 30 euros
Conta de telefone: 30 euros
Mercado: 400 euros
Academia: 30 euros por pessoa
Os gastos fixos eram basicamente esses. Claro que isso varia muito de pessoa para pessoa, mas a ideia aqui é mostrar que dá para fazer um intercâmbio dentro das suas possibilidades financeiras.
A experiência do intercâmbio foi incrível. Mesmo trabalhando 8 horas por dia, consegui aprender muito com as aulas ministradas aqui, estudei muito, viajei muito, por mais de 14 países e conheci muitas pessoas legais.
Recomendo muito a experiência do intercâmbio e, embora eu não tenha vindo sozinha, o que para mim foi muito bom, muitas pessoas vêm e amam a experiência. Salamanca é uma cidade universitária, então logo que você chega as pessoas estão abertas para fazer amizade. Ficar sozinho não será um problema.
Espero que esse depoimento possa ter te encorajado a fazer um intercâmbio pelo Mackenzie e, qualquer dúvida que vocês tiverem, podem me mandar pelo instagram @isabelacardoso.m ou Linkedin (https://www.linkedin.com/in/isabelacardosotenorio/).
Beijo!