Universidade Presbiteriana Mackenzie concede títulos honoríficos a docentes

Cerimônia realizada no campus Higienópolis homenageou professores

19.10.202117h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Presbiteriana Mackenzie concede títulos honoríficos a docentes

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio de seu Conselho Universitário (Consu), realizou a entrega de títulos honoríficos para professores e colaboradores, na noite da quinta-feira, 14 de outubro, como parte das celebrações dos 150 anos do Mackenzie. A entrega foi realizada no Auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis. 

Entre as homenagens, foram entregues 15 títulos de professor emérito e uma palma universitária. A primeira distinção é voltada para antigos docentes mackenzistas, como um reconhecimento pelo tempo de ensino dedicado à Instituição, enquanto a segunda honraria é entregue para qualquer membro da comunidade, mackenzista e externa, como uma homenagem pelos feitos em prol da Mackenzie ou sociedade.  

A gratidão é uma das palavras mais estimadas dentro da confessionalidade mackenzista, pois é por meio desta ação que nos lembramos daquilo que nos traz esperança e não nos permite esquecer dos esforços feitos por aqueles que passaram por nossa instituição. Homenagear se torna, portanto, uma lembrança de nossas parcerias e companhias ao longo desta trajetória sesquicentenária.  

“Existe para nós um valor muito importante no Mackenzie, que é o reconhecimento do valor e do mérito acadêmico. Esses docentes não apenas fazem jus a essa homenagem, eles precisam ser reconhecidos como uma grande força que, juntamente com os estudantes, impulsionou essa instituição por 150 anos”, declarou o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. 

A entrega dos títulos é uma forma da Universidade prestar um agradecimento pelas contribuições dadas pelos docentes à Instituição, por meio das aulas, pesquisas e outros serviços acadêmicos. A escolha da data da entrega é planejada, pois antecede o Dia dos Professores, e se torna uma forma da UPM reconhecer os esforços de quem está na linha de frente do ensino. 

“É uma maneira de se lembrar das pessoas e podermos entregar a elas uma palavra de agradecimento. Tem um filósofo que diz que a gratidão é a fidelidade à memória, então a gente não pode se esquecer daqueles que conosco caminharam e prestaram serviços muito importantes”, afirmou o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos. 

Um dos homenageados foi o antigo docente de Direito no campus Campinas da UPM, Lorival Ferreira dos Santos. “Eu fiquei extremamente feliz com o Mackenzie e o acho fantástico em todos os sentidos. Eu não tenho palavras para descrever o sentimento em ser homenageado por essa Universidade tradicionalíssima no país”, disse, antes de receber o título de professor emérito.

Participaram também da entrega as seguintes autoridades mackenzistas: o representante do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Mauricio Melo de Meneses; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Cleverson Pereira de Almeida; a pró-reitora de Graduação, professora Janette Brunstein; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Felipe Chiarello; o pró-reitor de Planejamento e Administração, professor Luiz Carlos Lemos Júnior; e o pró-reitor de Controle Acadêmico, professor Wallace Tesch Sabaini.

Lista de Homenageados:

Professor Emérito:
Marcos José da Silveira Mazzota (CCBS)
Elisa Guimarães (CCL)
Osvaldo Takaoki Hattori (CCL)
Lorival Ferreira dos Santos (CCT)
Norberto Stori (CEFT)
Mary Rosane Ceroni (CEFT)
Sérgio Lex (E.E)
Leila Figueiredo de Miranda (E.E)
Roberto Righi (FAU)
Francisco Lucio Mario Petracco (FAU)
Pedro Paulo de Melo Saraiva (FAU)
Aurora Catharina Giora Albanese (FCI)
Eduardo Marcial Ferreira Jardim (FCI)

Palmas Acadêmicas:
Engenheiro Nelson Callegari

Confira a reunião do Consu na íntegra:

<iframe allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/GgE-19J07Qg" title="YouTube video player" width="560"></iframe>