Universidade Mackenzie é premiada na 5ª edição do InovaInfra

Professores, pesquisadores e alunos da graduação de Engenharia desenvolveram uma Usina Fotovoltaica

10.04.202415h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Mackenzie é premiada na 5ª edição do InovaInfra

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi agraciada na 5ª edição do Prêmio InovaInfra, pelo desenvolvimento da Usina Fotovoltaica, instalada em parceria com a Huawei, no campus Higienópolis, em setembro de 2023. O prêmio, promovido pela Revista OEmpreiteiro, destaca projetos inovadores e tecnológicos que impulsionam o setor de engenharia.   

De acordo com o professor e coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UPM, Bruno Lima, dentre as diversas categorias, a UPM se destacou na premiação ao reconhecimento de instituições de ensino, pelo projeto de Desenvolvimento e Pesquisa. Esta categoria destaca iniciativas que tenham e impacto para sociedade relacionado a pioneirismo e inovação.  

Lima destacou a relevância do prêmio como uma ampliação nos horizontes ao explorar novas fronteiras na aplicação de tecnologias revolucionárias. "Para a Escola de Engenharia, mais especificamente o curso de Engenharia Elétrica, representa o reconhecimento da sociedade e dos setores produtivos a competência da pesquisa desenvolvida na área de geração fotovoltaica", afirmou.  

O coordenador também detalhou o processo de seleção e os envolvidos no projeto de pesquisa premiado. Entre os nomes fundamentais para seu desenvolvimento, além de Lima, estão os professores Jorge Alexandre Pessanha, Silvia Maria Velasquez, José César de Almeida Neto; os pesquisadores Gabriel Matos e Alber Luiz do Nascimento; e os alunos de graduação Filipe Ramos, Maurício Rivereto Junior, Humberto Rivera, Pedro Henrique Ramalho, Victor Dyrjawoj e Matheus Valério.  

Segundo Lima, a Usina de Geração Fotovoltaica instalada no Mackenzie, possui capacidade de geração de aproximadamente 20 kW e ocupa um espaço de 120 m² no topo do prédio 31 do campus Higienópolis. Além disso, “o laboratório, localizado no subsolo do prédio 06, para ensaio de inversores solares, é utilizado no curso de Engenharia Elétrica, principalmente nas disciplinas relacionadas a sistemas de potência”, mencionou.   

Os projetos inscritos no prêmio InovaInfra foram avaliados por um júri independente, composto por figuras renomadas das principais associações do setor. O artigo do projeto da Usina Fotovoltaica foi publicado numa edição especial da Revista OEmpreiteiro.