As seleções masculina e feminina de futebol da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foram recebidas na última quarta-feira, 04 de junho, pelo reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, em um encontro de celebração e diálogo.
A reunião destacou os excelentes resultados obtidos pelos times nos últimos meses: a equipe masculina conquistou o 2º lugar nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs Atléticas), realizados entre 11 e 18 de maio, em Goiânia; e a medalha de ouro na 51ª edição do Mac-Nav, vencendo a Escola Naval do Rio de Janeiro por 3 a 1. A equipe feminina, por sua vez, alcançou o 4º lugar nos JUBs Atléticas, representando o Mackenzie e o estado de São Paulo.
O encontro teve como objetivo aproximar a administração da Universidade e das equipes, possibilitando que o reitor conhecesse de perto os atletas, suas rotinas e demandas, além de prestar contas sobre os investimentos feitos pela instituição no esporte universitário.
“Sei que vocês são muito esforçados e vitoriosos. Colocamos a Universidade à disposição para que tenhamos condição de fazer um trabalho cada vez mais consistente, alcançando ainda mais colegas. Esporte é fundamental: ele retroalimenta a alegria, a unidade. Esses esportes coletivos ensinam disciplina, estratégia, preparação. Tudo isso faz parte não só da vida esportiva, mas também da vida acadêmica e profissional”, afirmou o reitor.
O encontro contou também com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida, que ressaltou a relevância histórica do esporte no Mackenzie. “Nós temos construído, ao longo dos anos, uma tradição esportiva muito séria e muito relevante. Iniciamos, em alguns esportes, mais especificamente no basquete e no futebol. Mas, hoje, atuamos com muito vigor também no tênis, temos judocas excelentes, além de outras modalidades como o vôlei. No caso mais específico do futebol, começamos a resgatar resultados muito positivos”, disse o pró-reitor.
O coordenador de Esportes e Representação Estudantil, Daniel Rogério Ferreira, celebrou o momento. “Estou muito feliz e grato. Grato à instituição por nos apoiar e aos alunos pelo esforço que estão fazendo. Também ao professor Klebber, nosso técnico, ao Prof. Dr. Cleverson, ao Reitor Dr. Marco Tullio e ao Instituto Presbiteriano Mackenzie. Os resultados estão vindo e são fruto de investimento, trabalho e dedicação”, celebrou o coordenador.
O treinador das equipes, Klebber Maciel, compartilhou seu entusiasmo em liderar as seleções. “Para mim é uma honra defender o Mackenzie. Mesmo antes de vir para cá, eu já vislumbrava um dia fazer parte do Mackenzie. Ano a ano temos conseguido resultados melhores. É uma felicidade muito grande estar com essas equipes, formadas por pessoas íntegras e boas”, definiu o treinador.
Representando os atletas, João Enomoto destacou a importância do esporte na vida universitária. “Acredito que a questão do esporte é muito bem-vista, principalmente nas nossas redes sociais, todo mundo está acompanhando tudo o tempo todo. É uma honra estar aqui com para compartilhar. O Mackenzie tem um potencial enorme, além do nome que carrega. Acredito que focar no esporte é muito importante para a Universidade, e da nossa parte, vamos fazer o que for preciso para levar o nome do Mackenzie pelo Brasil afora”.
O encontro reforçou o compromisso da UPM com o esporte e o apoio institucional às seleções que levam o nome do Mackenzie com orgulho e dedicação para as quadras e campos do país.