Cultura

Ricardo Viveiros é homenageado na Câmara Municipal de São Paulo

Mackenzista recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade por sua atuação na comunicação

16.05.202312h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Ricardo Viveiros é homenageado na Câmara Municipal de São Paulo

Na noite de segunda-feira, dia 15 de maio, o mackenzista Ricardo Viveiros, jornalista e escritor, foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo. Viveiros foi condecorado com a Medalha Anchieta, mais alta honraria concedida pela Câmara, e também com o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. A iniciativa partiu do vereador Eliseu Gabriel para reconhecer a atuação dos mais de 40 anos de Viveiros em rádios, jornais, TVs e revistas na capital paulista.

De acordo com o vereador, o jornalista e escritor contribui para a defesa de princípios democráticos, educação, cultura, direitos humanos e meio ambiente. “Ele junta a fama com a qualidade pessoal. É uma pessoa boa, generosa, que pensa no bem comum. Estamos colocando luz sobre uma pessoa importante para a cidade, alguém com humanidade e de respeito ao próximo”, adicionou Eliseu Gabriel.

Ricardo Viveiros é doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), bem como conselheiro da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da União Brasileira de Escritores (UBE). É também membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais e da Federação Internacional dos Jornalistas.

Ele atua ainda como membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), membro eleito do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) e da International Association of Art Critics (AICA), em Paris, França.

Além de Eliseu Gabriel e do próprio homenageado, Ricardo Viveiros, a mesa solene foi composta por: Roberto Rodrigues, antigo ministro da Agricultura; Ricardo Ramos Filho, presidente da UBE; José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta; o jornalista, escritor e crítico de arte Jacob Klintowitz; e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida, que esteve representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

A cerimônia solene contou, ainda, com a apresentação da Banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, bem como com a presença de diversas autoridades e personalidades do poder público e da sociedade civil, os quais destacamos: o diretor de Educação do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Paulo Fernandes Junior esteve representando a Diretoria Executiva do IPM; e o Gerente do Programa Para Sempre Mackenzista, Ciro Aimbiré de Moraes Santos.

Uma história de gratidão

Após receber a medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão, Viveiros discursou para os presentes. Emocionado, destacou que “emoção não tem ensaio” e acrescentou em tom de brincadeira, “sou chorão”. O jornalista, de 73 anos, que se diz carioca de nascimento e paulistano por opção, agradeceu à cidade de São Paulo e a todas as pessoas que o acolheram aqui.

“São Paulo me deu a oportunidade de reunir grandes amigos ao longo desses mais de 45 anos. Entre a vida e morte na metrópole, fico com a vida, pois quando aqui cheguei fui recebido com alegria e acolhimento. Sigo aprendendo a cada dia, com cada pessoa, até que a vida se conclua”, disse.

O pró-reitor da UPM assinalou alguns pontos importantes da história do homenageado, destacando que ele recebeu o título de Notório Saber pela UPM, em 2015.

“Quero me referir ao Viveiros como um educador, um democrata, um erudito. Isso tudo é um conjunto de obviedades, pois são parte de quem ele é. Estamos felizes com e por você por este reconhecimento de uma trajetória relevante e transformadora como a sua”, pontuou Almeida.

O ministro Rodrigues comentou que a história de Ricardo Viveiros justifica por si só tal homenagem da Câmara. “O Ricardo é uma testemunha e uma analista da história e que nos conta-a a partir da sua justeza de caráter”, afirmou.

“Toda vez que uma voz e um texto permanecem tanto tempo lutando por valores democráticos, ele é mais que fundamental”, destacou o presidente da UBE a respeito de Viveiros.

E Klintowitz adicionou que “raras vezes é encontrado um homem com o espírito público como o de Ricardo”. Já Maluf lembrou que Viveiros é um democrata de grandes ideias e defensor das boas causas, e anunciou que o homenageado terá um programa de TV na rede Cultura a partir de julho.

Acompanhe a sessão solene completa abaixo: