Projeto do Mackenzie cria estruturas de bambu para construção civil

Além de ser mais econômico, material pode contribuir para preservação ambiental

26.05.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Projeto do Mackenzie cria estruturas de bambu para construção civil

A utilização de materiais sustentáveis e que promovam a redução de impactos ambientais é uma das preocupações das pesquisas na área da construção civil. Encontrar esses materiais que ajudem na preservação e possam ter uma melhor viabilidade econômica é o fator motivador de uma pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), organizada pelo professor da Escola de Engenharia (EE), Alfonso Pappalardo. O Na Lupa! conversou com o pesquisador e descobriu que o bambu é uma das possibilidades.

De acordo com Pappalardo, o bambu é uma matéria prima já amplamente utilizado em diversas aplicações, como instrumentos musicais, indústria de alimentos, fabricação de cosméticos, indústria moveleira, indústria de papel e celulose, utensílios domésticos e, mais recentemente, aplicações nas indústrias aeroespacial, aeronáutica e automotiva.

“O bambu foi descoberto há centenas de anos como um material de alta resistência e foi utilizado na construção de cúpulas de palácios na China e na Índia. Logo, é um material testado e aprovado por diversas civilizações ao longo da evolução humana”, afirma o pesquisador.

O professor explica que, recentemente, foram feitas diversas publicações de normas nacionais e internacionais que atestam o uso do bambu para a elaboração de projetos de estruturas de bambu "in natura" ou engenheirado. Assim, estruturas de bambu já têm sido utilizadas no ramo da construção civil, por exemplo, em edifícios de pequeno porte residenciais e comerciais (vigas e pilares), coberturas, andaimes, pontos de ônibus, painéis de vedação, pisos, dentre outros.

O bambu é utilizado no lugar de materiais tradicionalmente utilizados para uso estrutural na Engenharia Civil. Pappalardo destaca que o vegetal possui uma boa resistência de suas fibras, “tanto à tração quanto à compressão”, além de apresentar um excelente fator de preservação ambiental. “Permite a construção sustentável tendo em vista sua notável capacidade de sequestro de carbono da atmosfera e metais pesados em solos contaminados, renovável e de crescimento rápido, plantio livre do uso de fertilizantes, dentre outras características”, diz.

Dentro do Laboratório de Estruturas da EE, Pappalardo busca desenvolver estruturas de bambu de baixo orçamento, que poderiam ser utilizado em moradias, o que contribuiria para construção rápida e sustentável de casas populares. “Este material tem sido adotado na construção civil desde construções temporárias até de alto padrão na forma natural e engenheirada, ambos com função estrutural”, finaliza.

O projeto de utilização do bambu para construções populares é um dos projetos disponíveis na Vitrine Tecnológica, plataforma que pretende dar visibilidade a projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas patentes realizados dentro da UPM. Os interessados em ampliar o desenvolvimento desta pesquisa podem entrar em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica (cit.nit@mackenzie.br) ou com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (cit@mackenzie.br). 

Na Lupa! 

Com o objetivo de lançar luz à pesquisa científica desenvolvida no Mackenzie, o Na Lupa! é um novo quadro de divulgação científica mackenzista. Com tradição em inovar e empreender, a pesquisa é uma das preocupações da UPM e das Faculdades do Mackenzie, o que coloca a instituição como uma referência no fazer científico. Toda investigação, apuração e verificação desenvolvida na instituição ganha agora um espaço para divulgação.