Parcerias

MackGraphe inicia parceria com Sumitomo Riko

Empresa japonesa atua no setor de peças automotivas 

26.05.202310h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

MackGraphe inicia parceria com Sumitomo Riko

O Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe) iniciou uma nova parceria em PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), a partir da assinatura do termo de abertura de projeto, com a empresa Sumitomo Riko, que atua no setor de peças automativas. 

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um novo material polimérico nanoestruturado com materiais bidimensionais que deverá conferir maior capacidade de barreira a gases a produto comercial da empresa parceira. Além disso, o novo material deverá substituir o material padrão utilizado pela indústria, proporcionando maior eficiência com menor custo. 

O desafio tecnológico envolvido no projeto situa-se no escopo de inovações que vem sendo desenvolvidas pelo MackGraphe com materiais compósitos nanoestruturados e multifuncionais para diversas aplicações. 

O início do projeto foi conduzido com o representante da Sumitomo Riko, Matheus Siqueira, e pelo diretor do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto. Participaram também o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, e a equipe de pesquisadores envolvidos. A responsabilidade técnico-científica da execução de toda a atividade de P&D será do professor Guilhermino Fechine e contará com a participação dos pesquisadores Marcos Felisberto e Ricardo Andrade.

“São grandes as expectativas de sucesso do projeto, quanto aos resultados de inovação, em virtude da expertise existente no MackGraphe no contexto dos objetivos do projeto. Desenvolver projetos de P&D para nanotecnologias, com foco no atendimento de demandas do mercado, notadamente da indústria, é o propósito do MackGraphe”, frisou o diretor do MackGraphe.