Cultura

Notas musicais: projeto apresenta músicas por artistas do Mackenzie

Objetivo é proporcionar momento de leveza à comunidade mackenzista 

11.06.202016h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Notas musicais: projeto apresenta músicas por artistas do Mackenzie

Músicas podem trazer paz e tranquilidade em momentos de incerteza e crises. Diante da pandemia do coronavírus e do isolamento social provocado pela doença, a Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) divulgará o Notas Musicais, uma série de vídeos em que músicos e instrumentistas do Mackenzie apresentam alguma peça musical. O primeiro, que será divulgado nesta quinta-feira, 11 de junho, é uma apresentação de Gymnopédie No. 1, de Erik Satie, interpretada pelo maestro Flávio Régis, ao piano, com comentários do maestro Parcival Módolo.

“A música se mostrou, durante a pandemia, como a melhor válvula de escape de tensões, a mais útil das artes para aproximar as pessoas e mexer com as emoções delas. A música traz alegria, aproxima as pessoas e preenche esse grande inimigo nosso que é o tempo. Ela faz esse tempo ser um pouco mais agradável”, afirmou Módolo, que fará, em cada vídeo, uma breve explicação sobre a canção apresentada, incluindo um pouco de história. 

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, professor Marcelo Bueno, a proposta do projeto cumpre a proposta da Instituição de contribuir para a formação integral do ser humano. “Por meio da arte, é possível encontrar alívio para este período tão difícil, e é nesse sentido que precisamos resgatar e valorizar a música como uma forte expressão cultural, direcionando-a para toda a comunidade”, declarou.

De acordo com o maestro Parcival, esse projeto pode ser uma forma de aproximar as pessoas. “Nesses tempos difíceis, apesar de estarmos distantes uns dos outros, sermos reunidos por meio de uma forma artística bonita, pode trazer um pouco de paz, alegria e companhia”, explicou. 

Além disso, o projeto é uma importante ferramenta para que os músicos mackenzistas se mantenham em atividade. “Eles vivem de tocar e cantar. É possibilitar que mesmo neste momento difícil, possam se exercitar”, disse.  

Os vídeos do Notas Musicais serão divulgados no YouTube e todas as redes sociais do Mackenzie.