Pesquisa e Inovação

MackGraphe participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

19.10.202313h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

MackGraphe participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), participou, no dia 16 de outubro, da vigésima ediçao da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), realizada em Brasília. 

O evento destacou as aplicações do Grafeno e suas aplicações na Saúde, sendo apresentados os principais projetos de Pesquisa e Desenvolvimento do MackGraphe nessa área e as respectivas ofertas de inovações tecnológicas em andamento e desafios inerentes. Seguida de debates sobre o desenvolvimento de aplicações de biomateriais e nanotecnologias para demandas na área da saúde, foi destacada a importância de investimentos que apoiem tanto a pesquisa científica quanto tecnológica, com foco na inovação. A pesquisa  básica em grafeno, embora ainda encontre muito espaço no campo da investigação científica, já permite o desenvolvimento de aplicações com foco em demandas do mercado, ressaltou o diretor geral do MackGraphe, Benedito Aguiar.

Dentre os aspectos considerados, foi ainda ressaltada a necessidade de integração entre os principais atores do processo de desenho da estratégia de inovação: governo, academia e empresa. Esses entes, uma vez articulados em programas estratégicos, com a devida sinergia, são fundamentais para associar a demanda com a efetiva oferta de inovação, destacou o diretor do MackGraphe.

Participaram do debate pesquisadores ligados ao estudo e desenvolvimento de aplicações de nanomateriais na saúde além de técnicos do MCTI. Também esteve presente o diretor de Relações Institucionais do IPM, Walter Ribeiro.

A SNCT se encerrará no dia 22 de outubro e tem com objetivo mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.