Pesquisa e Inovação

MackGraphe – O Futuro Chegou!

02.03.201621h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

MackGraphe – O Futuro Chegou!

O Mackenzie inaugurou o primeiro Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias, voltado para pesquisas em materiais bidimensionais da América Latina, o MackGraphe, uma realidade tecnológica que passa a fazer parte da vida dos brasileiros.

O prédio do Mackgraphe ocupa cerca de 4 mil metros quadrados de construção, distribuídos em nove andares e totalmente equipado para atender aos seus pesquisadores, alunos de pós-graduação e iniciação científica. O edifício inaugurado recebeu o nome de Lawson Annesley, um dos primeiros incentivadores do Mackenzie e que muito contribuiu para a grandeza da Instituição. 

O evento contou com a presença de gestores do Mackenzie, integrantes do Conselho Deliberativo, reitor e vice-reitor, diretores, professores, alunos e convidados, além do prêmio Nobel de Física de 2010, André Geim e do brasileiro Antonio Hélio de Castro Neto, físico e atual diretor da Centre for Advanced 2D Materials da National University of Singapore, convidados especiais da noite.

A cerimônia teve início com uma devocional feita pelo reverendo Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em seguida, autoridades do Mackenzie e convidados realizaram sua saudação: o senhor José Goldemberg, presidente da FAPESP; o senhor Fernando Magalhães Furlan, Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); a senhora Joanna Crellin, Consul Geral do Reino Unido em São Paulo; o doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, engenheiro Maurício Melo de Meneses; a senhora Margarida Batista, representante do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; e o presbítero José Inácio Ramos, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Também estiveram presentes o doutor José Renato Nalini, secretário de Estado da Educação do Estado de São Paulo e doutor Gabriel Chalita, secretário Municipal de Educação.

Logo após as saudações, foram descerradas três placas: com o nome do edifício, do homenageado Lawson Annesley e das autoridades do Mackenzie.

Mais de quinhentos convidados puderam apreciar a bela ambientação feita no hall de entrada do edifício e estendida até a quadra de esportes. Os quintetos de cordas e metais tocaram durante o evento, que culminou com a apresentação da soprano Elizabeth Ratzersdorf, cantando a Bachiana nº 5, de Heitor Villa Lobos. Logo após, quatro tenores fizeram um flash mob, interagindo com o público presente.

A importância dessa inauguração pode ser medida pela variedade e abrangência que o grafeno tem e terá no nosso dia-a-dia. Seu alcance chega a computadores, smartphones, tablets, motores híbridos, TVs de ultradefinição, miniprojetores, casas inteligentes e tantos outros artefatos e aplicações que sempre estão em constantes mudanças. Suas propriedades únicas o fazem ser o material do futuro, futuro este que já chegou no Mackenzie.

 

Confira as fotos da inauguração:

Inauguração MackGraphe - 02/03/16