Mackenzistas se destacam no mercado de trabalho em TI

Universidade impulsiona estudantes para o sucesso profissional

15.02.202413h29 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzistas se destacam no mercado de trabalho em TI

Nos últimos anos, a demanda por profissionais qualificados em Tecnologia da Informação (TI) tem aumentado significativamente. Nesse contexto, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), especialmente em seu campus em Alphaville, tem se destacado na formação de alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. 

A coordenadora dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Faculdade de Computação e Informática (FCI) - campus Alphaville, Marcilyanne Moreira, ressalta que o plano pedagógico está sempre atualizado e alinhado com as demandas do mercado, com foco em áreas em destaque, como Ciência de Dados, Machine Learning e Inteligência Artificial. “Além disso, temos parceria com empresas renomadas como Cisco, AWS, Red Hat e Microsoft, garantindo que os alunos tenham experiência prática com o que há de mais atual no mercado”, explica a professora. 

Moreira também destaca a importância das soft skills, como comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico e liderança, no preparo dos estudantes para o mercado de trabalho. "O resultado disso é a alta empregabilidade dos nossos alunos, com muitos deles conseguindo oportunidades na área de TI em grandes empresas já nos primeiros semestres”, menciona. 

Quanto ao incentivo à participação dos estudantes em atividades extracurriculares e estágios, a coordenadora assinala uma ampla gama de oportunidades. "Promovemos projetos de extensão com diferentes propósitos, visando o desenvolvimento de competências e o entendimento das demandas sociais, além de eventos como o Workshop de Tendências Tecnológicas e a Semana da Tecnologia e Inovação, que exploram temas em alta demanda no mercado atual", destaca a coordenadora. 

Para ela, as perspectivas de empregabilidade para os graduados dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da UPM em Alphaville são promissoras. "O mercado de Tecnologia da Informação está em pleno crescimento, e nós preparamos nossos alunos desde o início do curso para aproveitarem ao máximo essas oportunidades. Vários deles garantem estágios já na segunda etapa do curso”, pontua.

Após obter a visão ampliada sobre o mercado de trabalho de TI durante o curso na UPM, a aluna do 3º semestre de Sistemas da Informação, Marina Martins, destaca como a formação recebida na Universidade foi fundamental para sua preparação e sucesso na busca por um estágio remunerado. "Tive contato com docentes que estavam dispostos a compartilhar sobre suas experiências profissionais e ajudar os discentes em tudo que fosse necessário para o futuro dentro do ramo", afirma Martins.   

A aluna lembra o papel da FCI, unidade acadêmica da UPM, que disponibilizou um blog com informações sobre vagas de estágio e trainee. Foi por meio desse canal que ela encontrou diversas oportunidades e conseguiu conquistar um estágio remunerado que complementasse sua formação acadêmica. 

De acordo com Martins, a experiência de estágio teve um impacto significativo no desenvolvimento profissional e em suas perspectivas futuras na área de Tecnologia da Informação. "Me proporcionou aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula, além de ter a oportunidade de aprender com profissionais experientes na área, obter feedback construtivos, desenvolver autonomia, trabalho em equipe e proatividade", finaliza a aluna.