Esporte

Mackenzistas participam de 4º Open de Nado Artístico

Torneio organizado pela Federação Aquática Paulista recebe 32 meninas do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília

18.06.201918h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzistas participam de 4º Open de Nado Artístico

Em busca dos lugares mais altos do pódio, a equipe de Nado Artístico do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília embarca, no fim deste mês, para o 4º Open de Nado Artístico que ocorre em São Paulo (SP). O evento, organizado pela Federação Aquática Paulista e sediado no clube Paineira Morumby, será realizado entre os dias 27 e 30 de junho, com a participação de atletas de cinco países - Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Estados Unidos -, representados por 13 equipes, sendo nove nacionais e quatro internacionais.

Este é o terceiro ano em que o CPM Brasília participará da competição. Dessa vez, entrará na disputa com 32 atletas. Além do time principal, que brigará por medalhas nas categorias Juvenil, Júnior e Sênior; outras 19 atletas estarão pela primeira vez em um campeonato oficial. “Isso reflete o crescimento da modalidade e o nosso projeto para preparar a nova geração”, destacou a professora de Educação Física e treinadora da modalidade, Simone Montenegro.

A equipe do Mackenzie Brasília chega ao Open com 13 meninas na categoria Infantil principiante, que disputarão nas modalidades Solo e Dueto; cinco atletas na Júnior principiante, que entrarão em todas as provas - Solo, Dueto, Equipe Técnica e Rotina Combinada, coreografia que engloba Solo, Dueto e o Conjunto em uma rotina só -; e as demais nas categorias Juvenil principiante (Dueto), Juvenil Nível A (Solo e Dueto) e Sênior, na etapa Solo.

Entre as atletas destaque estão as mackenzistas Ana Clara Lobato e Farias Machado, de 13 anos; Claudiane Letícia Alves das Neves, de 16 anos; e Jullya Costa Magalhães, de 18 anos. As três foram convocadas pela Seleção Brasileira de Nado Sincronizado e disputaram o Campeonato Sulamericano no Chile, em abril, levando bastante experiência às piscinas paulistas.

Preparação e treinamento

O Open Paulista também servirá como preparação para outros torneios da agenda das meninas. “É a nossa primeira competição fora de Brasília. Servirá como preparação para o Panamericano, que acontece em agosto, em Windsor, no Canadá; para a Copa España, que ocorre em outubro, no Chile; e para o Argentina Open, no mesmo mês”, explicou a treinadora.

Para alcançar os resultados, a rotina de treino das atletas tem sido intensa, seguindo um dos projetos de Nado Sincronizado mais importantes do Centro-Oeste, liderados por Simone. São 14 horas de treinamento por semana, divididos em cinco dias. De segunda a quinta, as estudantes treinam por duas horas e meia, e no sábado dedicam mais quatro horas, das 8h às 12h aos exercícios. “São treinamentos focados em flexibilidade, base de natação e movimentos específicos, além de praticarmos as coreografias que usamos nos campeonatos”, explicou a professora.

“Essa agenda é sempre cumprida, exceto nas ocasiões de simulados para o vestibular, que usualmente acontecem aos sábados. Porém, se a prova for pela manhã, treinamos à tarde. Se a prova for pela tarde, treinamos pela manhã, mas com horário reduzido para duas horas de treino”, acrescentou ela.