A foto mostra os braços de uma mulher apoiados sobre uma mesa. Ela está usando um tablet, com uma caneta. Uma xícara também está ao seu lado. Ela está usando um blazer, o que remete à negócios.
Pesquisa e Inovação

Mackenzie Carreiras: benefícios também para as empresas

Plataforma desenvolvida pelo Mackenzie Soluções disponibiliza base de dados para escolha de candidatos

18.05.202113h19 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Carreiras: benefícios também para as empresas

A plataforma Mackenzie Carreiras, lançada recentemente, integra Universidade, alunos e empresas, que podem anunciar vagas e recrutar estudantes de forma on-line. O projeto é do Mackenzie Soluções, área de negócios do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), aplicado em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Discente (CDD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 

A ferramenta proporciona aos empregadores maior assertividade na escolha dos candidatos, disponibilizando uma base integrada de dados com diferentes perfis de estudantes. De acordo com o gerente do Mackenzie Soluções, Waldomiro Barbosa,  a área de negócios será a responsável pela comunicação com as empresas parceiras, apresentação do portal, verificação das necessidades e oferta de serviços junto às organizações, além de trazer sugestões de melhorias e novas funcionalidades, com o intuito de aprimorar a plataforma. 

Segundo o coordenador de Soluções do Mackenzie Soluções, Nilton Bassi, a ferramenta colabora para uma aproximação entre a academia e as exigências do mercado, “ao oferecer futuros profissionais preparados, não somente sob o ponto de vista técnico, mas também considerando aspectos comportamentais e de conhecimentos gerais”, completa. 

Além disso, Bassi explica que, no que tange às partes envolvidas, o projeto objetiva  atender e superar as expectativas dos alunos ao permitir o desenvolvimento de suas carreiras, aumentando suas chances de ingresso no mercado de trabalho, e “oferece às empresas maior celeridade nos processos de recrutamento e seleção de estagiários, excedendo suas expectativas ao propiciar a revelação de novos talentos que poderão renovar o seu quadro de colaboradores, com custos reduzidos”, adiciona ele. 

Enquanto os alunos têm acesso a conteúdos relacionados ao mercado de trabalho - por meio da Árvore de Oportunidades - e características de empresas para realização de estágio, auxiliando o direcionamento de suas carreiras, as empresas, por sua vez, “irão receber em seus processos seletivos candidatos com perfil mais adequado, focados no que desejam e com real interesse nas vagas ofertadas”, pontua o coordenador.

Além disso, a plataforma trará outros benefícios aos estudantes, como o da terceira frente de atuação que abarca o Mack Mentoring Experience, que terá início no segundo semestre de 2021. A mentoria será feita ao aluno por um professor com vasta experiência de mercado, que acompanhará um grupo de dez alunos ao longo de um semestre, com horários de atendimento e atividades específicas voltadas ao desenvolvimento da carreira.

Ideia surgiu durante Mestrado Profissional no Mackenzie

O Mackenzie Carreiras é fruto do trabalho de Mestrado Profissional de Nilton Bassi, que foi orientado pelo professor Reynaldo Cavalheiro Marcondes. O coordenador começou a investigar o relacionamento com empresas, captação e divulgação de oportunidades e trâmites na contração. 

Considerando que o processo de oferta de vagas aos estudantes da UPM era feito em diversos canais das várias unidades acadêmicas, vislumbrou-se a necessidade de um serviço efetivo, com um processo centralizado, que possibilitasse maior agilidade e assertividade - tanto para os estudantes quanto  para as empresas. “Esse foi o embrião do projeto Mackenzie Carreiras”, conta Bassi.

O primeiro desafio na elaboração do projeto foi transformar os dados em argumentos para viabilizar a aprovação do trabalho e, apesar de um serviço de integração entre alunos e empresas não se tratar de nenhuma novidade para o mercado, para a Universidade se configura como um serviço diferenciado. “Nesse sentido, foi iniciada a mudança de diversos processos organizacionais existentes e implementação de novos. Com uma estratégia diferenciada, mudou-se o enfoque do tratamento de estágios de simples obrigação curricular para aquele que possibilite aos estudantes assumirem o protagonismo no desenvolvimento de suas carreiras”, pontua ele.

Quando questionado sobre as novidades que podem chegar à plataforma em um futuro próximo, o coordenador contou que está em análise a possibilidade de inclusão de funcionalidades para verificação do perfil comportamental dos estudantes, de modo a evidenciar quais as melhores oportunidades para o seu desenvolvimento e satisfação profissional.

“Por exemplo, podem haver estudantes com maior aptidão para atuar em projetos com tarefas e metas definidas, enquanto outros preferem atividades mais focadas em inovação. Alguns terão perfil de liderança e outros não. Alguns poderão ter mais facilidade de relacionamento interpessoal, enquanto outros poderão ter sucesso em projetos técnicos, que não envolvam muita interação pessoal”, finaliza Bassi, comentando sobre como a ferramenta pode auxiliar ainda mais os estudantes.

Sobre o Mestrado Profissional

De acordo com o coordenador de Soluções, o mestrado profissional propicia, além do conhecimento teórico, a oportunidade de networking entre os estudantes e disponibiliza uma metodologia que visa ao desenvolvimento de soluções aplicáveis nas empresas, a partir de evidências objetivas sobre as necessidades das pessoas, que constituirão as oportunidades de negócios; ou sobre as causas de problemas na organização, com base em pesquisa e análise diagnóstica, para o desenvolvimento de um projeto viável de levar aos resultados esperados.

O Mackenzie Carreiras é um ótimo exemplo de como a pesquisa aplicada produz inovação, facilita a vida das pessoas e organizações e contribui para o protagonismo profissional.