Mackenzie alcança quartas de finais na maior competição de Direito do Mundo

Evento foi organizado pela Corte Internacional de Arbitragem 

11.04.202417h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie alcança quartas de finais na maior competição de Direito do Mundo

No último mês, o Grupo de Estudos em Arbitragem do Mackenzie (GEAMack), composto por alunos e egressos da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), obteve um resultado excepcional no XXXI Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, a maior de competição de Direito do mundo, realizada em Viena, Áustria.  

O GEAMmack se destacou entre as mais de 350 universidades participantes de todo o mundo, ficando entre as oito melhores e chegando às quartas de final pela segunda vez na história. 

De acordo com o professor da FDir, Daniel Tavela, essa é primeira vez que uma faculdade brasileira atinge duas quartas de final na história do Vis Moot. Além disso, é o quarto ano consecutivo em que o Mackenzie passa para a fase eliminatória da competição, figurando entre as 64 melhores universidades. Nas eliminatórias, a equipe mackenzista enfrentou e superou duras equipes de outras instituições, como NALSAR, da Índia (ex-campeã do Vis Moot), USP (Largo São Francisco) e PUC-SP. 

Já nas quartas de final, o time do Mackenzie enfrentou a equipe da Bucerius, que avançou para a semifinal. "Estamos muito orgulhosos de nossos alunos e coaches. É um resultado histórico, e que coloca o Mackenzie entre as melhores equipes do mundo em arbitragem e Direito comercial internacional", mencionou Tavela.

A egressa da FDir e head coach da equipe, Giulia Belmonte, compartilhou um pouco de suas experiências na competição. "Liderar a equipe do Vis Moot esse ano foi um privilégio enorme. Uma oportunidade de retribuir o projeto que, no passado, contribuiu tanto para o meu crescimento como pessoa e advogada," afirmou Belmonte. 

Ela ainda detalhou sobre o apoio fornecido pelo Mackenzie ao longo do processo. "A orientação do nosso coordenador no projeto, Daniel Tavela, e a torcida dos demais docentes foi essencial. Além disso, a divulgação de iniciativas como essa também nos ajuda a chegar mais longe e desenvolver nossos talentos", frisou a advogada. 

Belmonte explicou que no último ciclo da competição, os alunos participaram de palestras que introduziram tópicos relevantes da temática, como arbitragem internacional e legal writing techniques. Nessa ocasião, foram realizadas atividades de escrita e oratória. Já durante a competição, o aprendizado ocorreu na prática. “Os alunos receberam o caso debatido na competição e, a partir dele, realizaram pesquisas, elaboraram minutas, e apresentaram discursos. Eu, e os demais coaches, colaboramos com as revisões do material, as reuniões presenciais e os demais exercícios”, detalhou. 

Sobre o Vis Moot 
O Vis Moot é uma competição internacional de arbitragem comercial que ocorre anualmente, na Universidade de Viena. Ela reúne estudantes de direito de todo o mundo para resolver disputas comerciais simuladas, por meio de arbitragem.  

Os participantes aplicam suas habilidades de pesquisa jurídica, argumentação e resolução de problemas para representar os interesses de suas respectivas equipes.