Saúde e Bem-Estar

Instituto Presbiteriano Mackenzie recebe declaração de utilidade pública por prefeitura de Curitiba

Certificado ajuda a manter parceria entre Mackenzie e o poder público 

22.07.202114h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Instituto Presbiteriano Mackenzie recebe declaração de utilidade pública por prefeitura de Curitiba

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), mantenedor do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), foi declarado como instituição de utilidade pública municipal pela cidade de Curitiba. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal da cidade e recebeu a sanção do prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira, 21 de julho, evento que contou com a participação de membros da Diretoria Executiva do IPM, que receberam o certificado da declaração.

“O Hospital Evangélico Mackenzie presta serviços de enorme relevância para a população curitibana. Todos nós já sabemos da utilidade pública da instituição nestes três anos que o Mackenzie está na paisagem de Curitiba. Somos muito gratos pela recuperação deste tradicional hospital da cidade”, disse o prefeito.

O presidente da Diretoria Executiva do IPM, Milton Flávio Moura, agradeceu a parceria com Curitiba e salientou o compromisso do Mackenzie com a cidade. “Assumimos o Hospital para dar continuidade à sua história e nesta nova gestão não será diferente. Existe muita coisa planejada para implantarmos aqui, para qualificar ainda mais o atendimento à sociedade curitibana e paranaense”, afirmou.

O diretor-geral do HUEM, Dr. Rogério Kampa, destacou a relevância do título. “Uma conquista muito importante para o nosso hospital seguir ampliando e qualificando a capacidade de atendimento. Com o título de utilidade pública abrem-se possibilidades de convênios com o poder público e desta forma continuar melhorando a estrutura da instituição. Toda a população do estado tem a ganhar com esta iniciativa”, disse Kampa.

Participaram da cerimônia o presidente do Conselho de Curadores do IPM, reverendo Juarez Marcondes Filho; o diretor de Saúde do IPM, Luiz Roberto Martins Rocha; o procurador do HUEM, João Pedro Fruet Bettini Ribas Lupion; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; e o vereador Pier Petruzzielo.

Projeto

De iniciativa conjunta dos vereadores Noemia Rocha e Pier Petruzziello, a matéria foi protocolada no Legislativo em março e encerrou sua tramitação pelas comissões permanentes da Casa no dia 18 de junho, quando recebeu o parecer favorável da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte.

Os vereadores foram unânimes ao aprovar a declaração de utilidade pública municipal. A proposta de lei recebeu apoio de diversos parlamentares em plenário, que ressaltaram a importância da instituição para o Sistema Único de Saúde (SUS) da capital do Paraná.

Relator da proposta no colegiado, Marcelo Fachinello destacou em seu parecer favorável que a instituição é uma das mais tradicionais na área da saúde no Paraná, funcionando como hospital de ensino de natureza filantrópica. Atualmente, o HUEM tem 485 leitos, sendo 426 destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Somente em 2020, contabilizou 1,3 milhão de atendimentos.

Voluntária no HUEM há mais de 20 anos, a vereadora Noemia Rocha, grande artífice do projeto, lembrou ao plenário da Câmara que o hospital é uma referência no Brasil no tratamento de queimados e que “sempre foi parceiro do município, uma parceria que se acentuou ainda mais na pandemia. Presta assistência integral à saúde, além de desenvolver ensino e pesquisa”, ressaltou a vereadora.

Coautor da utilidade pública, Pier Petruzziello explicou que “fez questão de assinar” o projeto com a vereadora por reconhecer o trabalho do Instituto Mackenzie à frente do hospital. Ele também destacou outras ações promovidas pelo HUEM. “O hospital faz parte da Rede de Hospitais Sentinela, criada pela Anvisa e também é um Hospital Amigo da Criança”, disse.

Elogios

Além de Noemia Rocha e Pier, outros parlamentares também elogiaram a importância da instituição para a rede municipal de saúde de Curitiba. Para Serginho do Posto, a forma como o Instituto Mackenzie faz a gestão “é séria e responsável”. “A utilidade pública não pode ser banalizada. Ela tem uma função específica e fará com que o Hospital Mackenzie possa ter a condição de buscar aporte financeiro, buscar projetos, apresentando o documento”, reforçou o vereador, que preside a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da CMC.

“O dia a dia que acontece no hospital é surreal. O que eles fizeram em termos de gestão deve ser exaltado”, completou o parlamentar Mauro Bobato. “Neste momento de pandemia, o hospital está fazendo o seu papel. Na Comissão de Saúde, tivemos agilidade de votar o projeto”, disse o vereador João da 5 Irmãos. Para Fachinello, o objetivo da utilidade pública é garantir que não faltem recursos para que o hospital possa atender a população. “É um trabalho sério e importante o do Hospital Evangélico”, emendou Toninho da Farmácia, ao confirmar seu voto favorável.