Pesquisa e Inovação

Inscrições e submissão de resumos: II Seminário Internacional GEICS discute desafios da educação pós-pandemia

Evento acontece dia 31 de outubro, de maneira remota

04.09.202010h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Inscrições e submissão de resumos: II Seminário Internacional GEICS discute desafios da educação pós-pandemia

No dia 31 de outubro, o Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS) do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realiza o II Seminário Internacional GEICS - Desafios da educação pós-pandemia: impactos da quarentena no currículo e na cultura digital. O evento acontecerá de maneira remota, com transmissão pelo canal oficial do GEICS, no YouTube.

O objetivo do seminário é semear ideias em torno do tema Currículo e Sociedade, levando em consideração o atual cenário de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. Para participar, é necessário se inscrever no site até o dia do evento. As vagas são limitadas. 

Como explica Marili Vieira, professora da UPM e líder do grupo, refletir e consolidar discussões sobre como os acontecimentos impactam o desenvolvimento do currículo e de sua materialização por meio de tecnologias é de fundamental importância “para que tomemos consciência dos caminhos possíveis para enfrentarmos os desafios que confrontam a todos os educadores”, adiciona.

Programação

O seminário terá início às 08h30, no canal do GEICS, com credenciamento. Logo após, às 9h, acontece a mesa temática “Currículo em debate: impactos no contexto pós-pandemia”, com a participação de José António Marques Moreira, professor da Universidade Aberto do Porto, de Portugal; Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade, professora da Universidade de Coimbra, também Portugal  e Roberto Rafael Dias da Silva, professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, do Brasil (RS).

Já no período da tarde, a partir das 14h, acontecem as salas temáticas, com apresentações de trabalhos (resumos), que podem ser submetidos por estudantes de graduação (com seu respectivo orientador), estudantes de pós-graduação, mestrandos, doutorandos e professores por este link, até o dia 18 de outubro. As salas temáticas são as únicas atividades que acontecerão na plataforma Zoom. Os trabalhos, horários e links serão divulgados após às 20h do dia 23 de outubro, na plataforma de inscrição/submissão

Para encerrar, de volta ao YouTube, a partir das 16h, acontece um painel com apresentações dos relatores de cada sala temática, mediado pela professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e líder do GEICS, Ana Lúcia de Souza Lopes. Após, os participantes podem solicitar o certificado de ouvinte.

Submissão de trabalhos

O II Seminário abre espaço para a partilha de experiências por meio da apresentação de trabalhos, acerca de pesquisas científicas concluídas ou em andamento, a partir de seis áreas temáticas, que serão discutidas no evento, são elas: Escola e Currículo: docência, cultura e sociedade; Cultura Digital e Prática Docente; Visão de mundo, educação e sociedade; Aspectos psicossociais do processo de ensino e aprendizagem; Formação do educador para a interdisciplinaridade; e Movimentos identitários de docentes na escola.

Os trabalhos escolhidos, além de serem apresentados nas salas temáticas durante o seminário, também serão publicados nos Anais do evento, com devido registro de ISBN. Ainda, o participante que desejar poderá submeter o trabalho completo em formato de artigo para compor o E-Book "Desafios da educação pós-pandemia: impacto da quarentena no currículo e cultura digital", que será publicado no primeiro semestre de 2021. 

A submissão do resumo pode ser feita até o dia 18 de outubro, neste link. Qualquer dúvida, entre em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail: grupogeics@gmail.com

Serviço
II Seminário Internacional GEICS - Desafios da educação pós-pandemia: impactos da quarentena no currículo e na cultura digital

Data: 31 de outubro
Horário: a partir das 8h30
Transmissão: assista pelo canal do YouTube do GEICS
Submissão de resumos: até o dia 18 de outubro no site
Participação como ouvinte: até o dia 31, também pelo site