Atualidades

Aula Magna da Arquitetura e Urbanismo discute Adensamento Populacional e Megacidades

Desafios para ambientes urbanos diante a pandemia de covid-19 serão vistos em encontro on-line 

03.09.202010h18 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula Magna da Arquitetura e Urbanismo discute Adensamento Populacional e Megacidades

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realiza sua Aula Magna na próxima terça-feira, 08 de setembro, às 19h30. Em discussão estarão questões relativas ao adensamento populacional, à expansão das megacidades e a relação com a pandemia de coronavírus. O encontro será transmitido pelo YouTube.

O debate será em torno da "questão do crescente aumento da taxa de urbanização mundial, que hoje vem se concentrando sobretudo em países emergentes e nos subdesenvolvidos, gerando megacidades, que são extremamente densas, registrando grande deficiência no campo da moradia, do saneamento e de políticas sociais e ambientais”, explica o coordenador do PPGAU, José Geraldo Simões Junior. Para ele, a pandemia de covid-19 aumenta a vulnerabilidade dessas populações e dificulta o enfrentamento da crise sanitária. 

O encontro on-line contará com a presença do coordenador de Área da Capes (área de Arquitetura, Urbanismo e Design), o Prof Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Junior. O evento é uma oportunidade para apresentação de pesquisas, metodologias e resultados, que propiciam a reflexão e o debate sobre temas que sejam relevantes para o campo de atuação acadêmico e profissional da Arquitetura e Urbanismo.

Para o coordenador do PPGAU, o assunto que será debatido possui um caráter interdisciplinar com as áreas da saúde, meio ambiente, economia e sustentabilidade. “Esta temática é relevante, pois aponta para a urgente necessidade de pesquisas aplicadas, objetivando encontrar alternativas para este modelo de urbanização e desenvolvimento econômico em escala global”, completa ele.

Serviço
Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo 
Data:
08 de setembro
Horário: 19h30
Link: no YouTube