Universidade

Escola de Engenharia recebe professora internacional para palestra sobre concreto sustentável

Docente da Universidade de Queensland abordou tecnologia do material para futuro de infraestruturas

03.08.202312h19 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Escola de Engenharia recebe professora internacional para palestra sobre concreto sustentável

A Escola de Engenharia (EE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou nesta terça-feira, 1º de agosto, uma palestra sobre o Uso de Concreto Sustentável para o Futuro das Infraestruturas, com a professora Rebecca Gravina, da Universidade de Queensland, Austrália. O evento foi realizado no auditório do Prédio 6, no campus Higienópolis, e contou com parceria da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM.

Na palestra, a professora buscou apresentar o concreto de baixo carbono e suas aplicações na engenharia e na construção civil. “Nós temos um grande desafio de reduzir nossa pegada de carbono e reduzir os impactos no meio ambiente da construção com concreto, assim, estamos buscando como podemos usar materiais alternativos, sustentáveis, que sejam reciclados”, explicou.

A professora australiana apresentou alguns resultados de seu grupo de pesquisa, mostrando como resíduos primários podem ser usados como material de construção/recuperação de alto valor no campo das Estruturas de Concreto para neutralizar o consumo de grandes quantidades de matérias-primas não-renováveis. Gravina deu diversos exemplos de materiais que poderiam ser utilizados na construção civil. "A ideia é verificar o que pode ser usado como material cimentício suplementar (como escória de alto-forno, cinza volante, pozolanas naturais, vidro reciclado, etc.), inclusive os advindos de resíduos de demolição. Tudo isso buscando manter o desempenho mecânico do concreto exigido para cada aplicação direcionada às obras de infraestrutura”, pontuou."

A palestra foi importante em um contexto em que diversas áreas têm buscado contribuir para um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, na engenharia civil, a reciclagem de resíduos primários para uso como material de construção em potencial pode fornecer uma mudança radical em direção ao desenvolvimento sustentável e fornecer benefícios ambientais e econômicos de longo prazo.