Nossos Talentos

Equipe mackenzista se destaca na maior competição internacional de arbitragem

GEAMack ficou entre as 64 melhores instituições de ensino do mundo

11.05.202113h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Equipe mackenzista se destaca na maior competição internacional de arbitragem

O Grupo de Estudos em Arbitragem do Mackenzie (GEAMack), da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), destacou-se na 28th Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Vis Moot), considerada uma das maiores competições de arbitragem do mundo. O time mackenzista obteve um ótimo resultado e conseguiu, pela segunda vez em sua história, ficar entre as 64 melhores equipes da Vis Moot, ao obter o  23º lugar. 

Ao todo, 385 times de 80 países participaram do torneio. A disputa é realizada inteiramente em inglês, baseia-se em um caso fictício e conta com uma fase escrita (entrega de manifestações das partes) e oral (simulação de uma audiências de arbitragem). Na segunda etapa, os estudantes representam as partes litigantes frente a um tribunal arbitral.

Outra conquista relevante, e inédita, foi a menção honrosa dada ao aluno Enrico Caparica, um dos oradores do GEAMack. O reconhecimento é dado aos alunos que mais se destacaram nos argumentos orais, dentre os mais de 2.500 alunos participantes da competição. A equipe conta com a coordenação dos professores da UPM, Daniel Tavela e Ronaldo Vasconcelos.  

Para a professora coordenadora de Extensão da FDir, Bianca Richter, a conquista do GEAMack é um grande passo para o desenvolvimento profissional dos estudantes. “É uma demonstração para a comunidade jurídica e para o mercado da formação sólida que o Mackenzie fornece aos seus alunos, pois, diante de tantas equipes do mundo todo e das melhores instituições estarem envolvidas na competição, a equipe da FDir destacou-se com muito brilho”, declara. 

Ao longo dos seis meses de preparação, o time do GEAMack garantiu lugar nas oitavas de final do CAM-CCBC Pre Moot e do Rio de Janeiro Pre Moot, dois dos mais importantes campeonatos preparatórios para a competição que aconteceram no Brasil. Neste último evento, seus dois oradores foram reconhecidos como terceiro e quinto melhores oradores da competição. 

A arbitragem é um método de resolução de conflitos pelo qual duas partes escolhem submeter a solução de uma disputa a terceiros - árbitros. As equipes de arbitragem e de mediação mackenzistas sempre obtêm ótimos resultados em competições nacionais e internacionais, demonstrando grande oratória e técnica.