Atualidades

Editora Mackenzie lança livros sobre reinclusão social de residentes do sistema prisional brasileiro

Lançamento ocorre em evento on-line, no dia 13 de abril, e faz parte das comemorações de aniversário da Universidade Presbiteriana Mackenzie

07.04.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Editora Mackenzie lança livros sobre reinclusão social de residentes do sistema prisional brasileiro

No dia 13 de abril, às 17h, a Editora Mackenzie lança os livros Reinclusão social de residentes do sistema prisional brasileiro: uma proposta pedagógica de formação integral, das organizadoras Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Berenice Carpigiani e Patrícia Tuma Martins Bertolin; e Modelo de indicadores para programas de reinclusão social por meio da educação superior: residentes do sistema prisional brasileiro, organizado pelas professoras Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Patrícia Tuma Martins Bertolin e Bruna Angotti. O evento, que faz parte das comemorações do aniversário de 69 anos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), será transmitido pela plataforma Zoom, acesse neste link.

Sobre o livro Reinclusão social de residentes do sistema prisional brasileiro: uma proposta pedagógica de formação integral

A obra apresenta uma proposta de oferecer educação superior, em um ambiente de fé cristã reformada, às detentas em regime semiaberto ou egressas do sistema prisional do Estado de São Paulo. Trata-se de um projeto construído e desenvolvido coletivamente, em que se compartilharam, de forma transdisciplinar, os conteúdos científicos, articulados e integrados com as trajetórias daqueles que dele participaram, trazendo seu histórico para o cotidiano de pessoas vulneráveis, principalmente no aspecto psicológico emocional.

O que se apresenta aqui é um processo de formação integral em sentido pleno, com um olhar para além do sistema de ensino-aprendizagem. Esse processo tem como objetivos incentivar os cidadãos encarcerados a perseverar na luta pelas escolhas de oportunidades e aconselhar-lhes que conquistem novos valores e invistam na superação do que parece ter um “destino marcado”, para que possam romper o ciclo.

De acordo com a professora Patrícia Tuma, uma das organizadoras do livro, a obra “descreve a metodologia utilizada no projeto, explicando a sua relevância, a proposta de ação e as etapas que foram desenvolvidas para a sua concretização, trazendo, inclusive, os modelos de instrumentos pedagógicos utilizados pela equipe".

"Vale ressaltar que a metodologia foi criada por inexistir modelo anterior a ser seguido, ao menos sistematizado”, adiciona Patrícia.

Sobre o livro Modelo de indicadores para programas de reinclusão social por meio da educação superior: residentes do sistema prisional brasileiro

Este livro apresenta a metodologia de avaliação do projeto-piloto – desenvolvido em parceria entre a UPM, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) – de inclusão social de residentes do sistema carcerário no ensino superior.

Trata-se de um projeto inovador e de maior importância, tendo em vista o seu grande potencial transformador. Por meio de aulas em regime a distância, presas em regime semiaberto tiveram a possibilidade de cursar diferentes cursos que contribuíram para sua capacitação profissional e, principalmente, para a reinclusão social. Assim, o projeto garante a qualificação das participantes e amplia a possibilidade de empregabilidade delas.

Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, também organizadora dos livros, comenta que “o objetivo destas obras é ser uma tecnologia social para ser compartilhada com os diversos atores como: organizações sociais, academias, empresários, órgãos do sistema penitenciário, órgãos do Poder Judiciário, entre outros, que militam na causa de (re)inclusão social, sendo construída sob o pilar da conexão teórica e prática que se articulam por meio do cotidiano dos mesmos”.

“O conceito de (re)inclusão social, discutido aqui em forma de metodologia de educação integral transformadora com medição de indicadores de impacto social, tem uma relação direta com o resgate da cidadania, nas dimensões do sujeito de deveres e a busca pelos seus direitos”, pontua Ana Lúcia.

As obras que serão lançadas decorrem de resultados de projetos de extensão desenvolvidos conjuntamente por cursos da UPM, entre eles os de Ciências Contábeis, Psicologia e Direito.

“A importância da iniciativa reside no seu caráter inovador e transparente, possibilitando que outras instituições repliquem a metodologia utilizada pela UPM em projetos similares. É necessário e urgente que a universidade sirva à sociedade”, conclui Patrícia.

Serviço
Lançamento dos livros

- Reinclusão social de residentes do sistema prisional brasileiro: uma proposta pedagógica de formação integral
- Modelo de indicadores para programas de reinclusão social por meio da educação superior: residentes do sistema prisional brasileiro
Data: 13 de abril
Horário: às 17h
Live:neste link
Onde comprar os livros:Editora Mackenzie