Para Sempre Mackenzista

Colégio Tamboré celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Mackenzie trabalha a conscientização para a sustentabilidade 

04.06.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Tamboré celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

A educação ambiental sempre ocupou lugar de destaque nas ações pedagógicas dos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM). Na unidade Tamboré, que comemora seus 40 anos em 2021, a pauta tem importância singular. O Colégio está situado em uma área verde de 750 mil metros quadrados – com direito a nascente, cachoeirinha, mata preservada, animais silvestres e bosque plantado com a ajuda de alunos e funcionários da escola. Tudo isso é, por si só, um convite irrecusável para realizar projetos ambientais com as crianças e os adolescentes. 

Laís Cardoso, Orientadora Pedagógica do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, conta o quanto os colaboradores do CPM são comprometidos com a questão ambiental, buscando deixar esse legado para gerações futuras. 

“Um exemplo é a secretária Geral da Escola, Olga Bosniac, que, durante 10 dos 40 anos de existência do Colégio, dedicou-se a plantar árvores frutíferas em uma área descampada do terreno, que hoje abriga um bosque visitado por centenas de espécies diferentes de passarinhos”, afirma Laís. 

Segundo ela, foram mais de 1.000 mudas de árvores plantadas, com a ajuda de voluntários, entre funcionários, professores, alunos e amigos do Colégio. O Projeto intitulado “Frutas pros bichos” é apenas um exemplo do que se pode fazer com perseverança, determinação e amor pela natureza. 

Como escola filiada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), muitos dos projetos anuais da Educação Básica levam em conta os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda ONU 2030. E, embora várias ações ocorram durante todo o ano, é no mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, que esse trabalho ganha mais visibilidade, com propostas específicas relacionadas à educação ambiental, em todos os segmentos do Colégio. 

“Na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos participam anualmente da Semana do Meio Ambiente, que ocorre no início do mês, com diversas atividades ao ar livre, como caminhadas pelo campus para que as crianças possam observar a natureza – árvores, arbustos, animais, frutos e flores – e reconhecer seu papel como ‘cuidadores’ da vida natural”, explica a orientadora. 

Também fazem parte das atividades práticas: orientação para descarte correto do lixo (orgânico e reciclável); diminuição da produção de lixo e reaproveitamento de materiais; leitura de histórias relacionadas ao meio ambiente, entre outras. Além disso, durante todo o ano, nas aulas de Educação Física que ocorrem fora do prédio, os alunos têm a oportunidade de observar características de espécies vegetais e animais que encontram no trajeto, e os professores aproveitam para trabalhar a conscientização ambiental. 

No Ensino Fundamental, nas aulas de laboratório, os alunos do 5º ano são incentivados a testar receitas culinárias envolvendo partes dos vegetais que seriam normalmente descartadas, como cascas e talos. As crianças do 2º ao 4º ano também se envolvem fazendo cartazes e desenhos e espalhando-os pela escola para conscientizar sobre a importância das árvores e dos cuidados com o meio ambiente. “Outra prática incentivada pelos professores é o uso de materiais recicláveis na construção de brinquedos”, adiciona Laís. 

No 6º ano, os alunos participam de um concurso de desenhos com temas voltados ao meio ambiente, enquanto, no 7º, produzem textos relacionando consumismo ao impacto ambiental. Já para o Ensino Médio a proposta na Semana do Meio Ambiente é o GreenBook, um concurso de fotografia botânica atrelado ao aprendizado da anatomia vegetal.  

Além disso, o Colégio mantém, permanentemente, campanhas de reciclagem de papel, conscientização para redução do uso de descartáveis e um grupo de “Birdwatchers”, observadores de pássaros, liderado pelos professores de Biologia. 

“O grupo é formado por alunos e funcionários que dedicam parte do seu tempo a observar a natureza e perceber o quão importante é mantermo-nos integrados à vida natural”, finaliza Laís. 

Arte e saber 

A orientadora é também escritora e, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, lançará o segundo volume da série Cada bicho tem seu canto. O livro de poesia traz como temática a biodiversidade animal e apresenta ao leitor os seis biomas brasileiros, com animais para representar cada um deles. 

Esse é o segundo livro da série, que teve o primeiro volume publicado há cinco anos. Ambas as obras são acompanhadas de uma rica proposta didática com sugestões de atividades para os professores com base nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, nas habilidades e competências propostos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 

A principal característica da série Cada bicho tem seu canto é proporcionar ao leitor iniciante um encontro das artes – poesia, música e ilustração – tendo como tema gerador a biodiversidade animal. 

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Gênesis 1:26 NVI.