Mundo

Cinco passos para estudar nos Estados Unidos

Parceria entre Mackenzie e EducationUSA oferece oportunidade de ter um ensino internacional 

09.09.202009h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cinco passos para estudar nos Estados Unidos

Sabemos que o mundo atual está cada vez mais globalizado e o conhecimento sem fronteiras. Mas o que se deve fazer, na prática, para conseguir estudar em outro país? Pensando nisso é que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da  Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), firmou um convênio com órgão oficial do governo americano para estudos nos Estados Unidos, o EducationUSA, com o objetivo de auxiliar os estudantes da graduação e da pós-graduação a procurarem cursos de curta e de longa duração em instituições nos Estados Unidos.

Para te ajudar em todo esse processo, os orientadores educacionais do EducationUSA São Paulo, Luane Casagrande e David Medeiros Neves, passaram algumas dicas para os principais questionamentos que possam surgir. Vem com a gente para saber mais!

Escolha a instituição certa
Como contam Luane e David, o primeiro passo é “escolher a universidade certa”, o que demanda tempo e disposição do candidato em fazer pesquisas aprofundadas sobre as instituições. Para não se perder, uma boa ideia é montar uma lista que contenha instituições alinhadas com o propósito de sua candidatura: curso específico que queira concluir, preferência de local e até quantidade de alunos na sala de aula. Também é importante ter em mente se os valores e a missão da instituição combinam com os seus, além de verificar se você atende a todos os pré-requisitos estipulados para o curso.

Financiar os estudos pode ser uma boa opção
Os EUA possuem mais de quatro mil universidades espalhadas em 50 estados, o que torna os valores das mensalidades nas instituições e o custo de vida em diferentes cidades bastante variáveis. Dessa forma, financiar os estudos pode ser uma possibilidade viável. É necessário também averiguar se as opções escolhidas disponibilizam tipos de bolsas para estudantes internacionais e ver qual se encaixa em seu perfil.

Planeje sua candidatura com antecedência
O processo de candidatura exige esforço de preparação e planejamento para garantir que você tenha uma vantagem competitiva no processo de admissão e, como tudo na vida, quanto antes, melhor. O EducationUSA recomenda que o aluno interessado em estudar nos EUA comece a trabalhar objetivamente em sua candidatura com ao menos 12 meses de antecedência ao início do curso pretendido, para que possa fazer a candidatura com maior tranquilidade.

Exemplo: se o aluno quer cursar um Mestrado no ano seguinte à conclusão de seu bacharelado, seria interessante que ele começasse o processo de preparação da candidatura no início do segundo semestre do seu último ano na faculdade, considerando que as aulas nos EUA começariam no outono, entre agosto/setembro do próximo ano.  

Solicite o visto de estudante internacional
Todas as pessoas que não tiverem cidadania americana e forem estudar nos EUA precisam solicitar um visto de estudante. Para aplicar para o visto em uma Embaixada ou Consulado dos EUA, os alunos devem, primeiro, ter sido aceitos por uma instituição de ensino americana, para que essa emita a documentação necessária para o início do processo de solicitação de visto. Mais detalhes podem ser encontrados no site da Embaixada: https://br.usembassy.gov/pt/.  

Prepare sua partida 
Após ter sido aceito em uma universidade norte-americana, você deverá planejar a sua viagem para os EUA. Para isso, é importante estar com o inglês atualizado, com os documentos necessários organizados, e bem informado em relação aos procedimentos de entrada nos EUA, além de saber o que esperar quando chegar ao campus da universidade.

Nessa fase, muitas perguntas podem surgir. “Compro roupa aqui ou lá? Devo abrir conta no banco? Meu visto continua válido se o passaporte vencer?”. Essas e outras questões podem ser respondidas nas orientações pré-partida, que são oferecidas no escritório do EducationUSA no Mackenzie, ou por meio dos e-mails e redes sociais disponibilizados. Saiba mais aqui

Além disso, dentre os serviços oferecidos aos mackenzistas estão a tradução certificada de documentos para fins educacionais e orientações individuais personalizadas.

Para ficar por dentro dos diversos processos, o EducationUSA também disponibiliza uma série de vídeos gratuitos, com os passos para estudar nos Estados Unidos. Mais informações podem ser conferidas na matéria completa aqui.

Lembre-se: o mais importante é não desistir dos seus sonhos. Boa viagem!